Projeto VIDA do CLDS de Castelo de Paiva
A intervenção social do CLDS 5G – Projeto VIDA incide na promoção da inclusão social de grupos populacionais em situação de fragilidade social, através de um trabalho em parceria com agentes e recursos localmente disponíveis, tendo como finalidade o combate à exclusão social.
O Plano de Ação do CLDS 5G – Projeto VIDA prevê a realização de 16 atividades obrigatórias, com um total de 935 destinatários/as, integradas no Eixo 1: Emprego, Formação e Qualificação, e no Eixo 4: Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção. Isto porque o concelho de Castelo de Paiva foi classificado com o perfil de território especialmente afetado pelo desemprego e com reconfigurações sociodemográficas acentuadas. Assim, temos como indicador de realização do projeto as 16 atividades obrigatórias e, como indicador de resultado, 90%.
No que diz respeito ao Eixo 1, as atividades integradas no nosso plano de ação visam criar condições adequadas à promoção do emprego de desempregados/as, apoiando a transição entre o sistema de qualificações e o mercado de trabalho; prestar um apoio especializado que permita fornecer todas as informações relativas ao processo vocacional e profissional dos/as jovens, tornando-os/as mais conscientes e esclarecidos/as; criar estímulos para que os/as jovens possam desenvolver as suas próprias iniciativas, de forma participada e integrada, desempenhando um papel fundamental na transformação social.
No âmbito do Eixo 4, pretendemos promover iniciativas de forma ampla e descentralizada junto de crianças socialmente desfavorecidas, com a perspetiva de lhes garantir oportunidades para o seu pleno desenvolvimento e integração; realizar uma intervenção preventiva promotora da parentalidade positiva, bem como reforçar a promoção de atividades ocupacionais e lúdico-desportivas inclusivas; desenvolver ações que promovam a autoorganização dos/as habitantes do território, promovendo estilos de vida saudáveis e aproximando os/as residentes da atualidade e do mundo em que estamos inseridos; promover competências biopsicossociais e a qualidade de vida dos/as beneficiários/as, numa perspetiva de envelhecimento ativo; promover a inclusão social através da aceitação das diferenças individuais, da valorização da contribuição e das capacidades de cada pessoa, e da aprendizagem através da cooperação e da convivência dentro da diversidade humana.
Não obstante a classificação do território e a execução das atividades obrigatórias, face ao levantamento efetuado e pelas características e especificidade da intervenção, integramos uma ação enquadrada no Eixo 2 – Combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos jovens, promotora de uma efetiva garantia para a infância, e uma ação no Eixo 3 – Promoção do envelhecimento ativo e longevidade, envolvendo um total de 1005 destinatários/as.
As atividades designadas como facultativas, integradas nos Eixos 2 e 3 e contempladas no plano de ação, foram concertadas com os/as intervenientes locais, pois não existe uma resposta no território que permita trabalhar estas dimensões com um público-alvo tão específico. A ação integrada no Eixo 2 privilegia o acompanhamento às crianças mais vulneráveis, capacitando-as e dotando-as de ferramentas que lhes permitam adotar estilos de vida mais saudáveis, estar integradas na comunidade e exercerem a sua participação cívica numa lógica de transformação, quebrando ciclos efetivos de pobreza. Por sua vez, a ação incluída no Eixo 3 prevê a promoção da autonomia, do envelhecimento ativo e da longevidade, através de um trabalho de proximidade junto dos/as idosos/as mais isolados/as, criando um elo de ligação à sociedade e promovendo momentos de carinho e conforto. Pretendemos desenvolver atividades recreativas que garantam o bem-estar e uma melhoria na qualidade de vida dos/as idosos/as, promovendo a inclusão social e o apoio adequado, com o objetivo de combater a solidão e o isolamento social.
Em suma, no total das 18 atividades de todo o plano de ação, pretendemos envolver 1005 destinatários/as. A definição do número de destinatários/as e das metas propostas teve em consideração a demografia do concelho, bem como o objetivo de desenvolver ações integradoras, de forma descentralizada, apostando nas parcerias locais e na otimização dos recursos da comunidade, para que haja um crescimento sustentável e uma mudança efetiva nos comportamentos da comunidade.
Call center
21 589 53 00 (horário de atendimento: dias úteis | 9h -18h)
Morada – Lisboa
Av. Columbano Bordalo Pinheiro 86,
1070-065 Lisboa
Morada – Porto
Praceta da Cooperativa a Realidade, nº 17
4465-330 S. Mamede Infesta