Operações de Importância Estratégica
As 5 tipologias de intervenção que serão comunicadas como Operações de Importância Estratégica pelo PESSOAS 2030 foram selecionadas devido ao seu significativo impacto nos objetivos do Programa. Essa escolha baseou-se na relevância financeira e nacional, natureza sistémica, vasto número de beneficiários, ou pela inovação e aplicação intensa dos princípios dos Fundos Europeus, como a não discriminação e a promoção da autonomia de pessoas com deficiências. Podem consistir num único projeto ou num conjunto de projetos com financiamento variável. Têm acompanhamento especial e medidas de comunicação específicas.

CENTROS QUALIFICA (por realizar)
Os Centros Qualifica são essenciais para a qualificação de adultos, permitindo o reconhecimento de competências e o regresso à formação. Os apoios europeus tornam esta intervenção possível, promovendo melhores oportunidades de emprego, inclusão social e aprendizagem ao longo da vida, contribuindo para uma sociedade mais qualificada, justa e coesa. Os Centros Qualifica foram considerados uma “Operação de Importância Estratégica” para o PESSOAS 2030 o que implica a divulgação pública destas apoios.

CURSOS PROFISSIONAIS (realizada)
Devido ao investimento que representam, aos seus resultados e impactos na formação dos jovens em Portugal, os Cursos Profissionais foram considerados uma “Operação de Importância Estratégica” para o PESSOAS 2030. Esta classificação implica a divulgação pública dos apoios a esta tipologia de operação, no caso, o investimento proveniente do Fundo Social Europeu Mais e Estado português.

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS (por realizar)
Os estágios profissionais são fundamentais para facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, promovendo experiência prática, qualificação e empregabilidade. Estes apoios reduzem o desemprego jovem, incentivam as empresas a contratar e contribuem para uma transição mais justa entre a formação e a vida ativa. Por tudo isso, esta intervenção foi considerada uma “Operação de Importância Estratégica” para o PESSOAS 2030. Esta classificação implica a divulgação pública dos apoios a esta tipologia de operação, no caso, o investimento proveniente do Fundo Social Europeu Mais e Estado português.

QUALIFICAÇÃO E APOIO AO EMPREGO PARA PCDI (por realizar)
A intervenção Qualificação e apoio ao emprego para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade foi escolhida como uma “Operação de Importância Estratégica” para o PESSOAS 2030. Os apoios europeus a esta tipologia de operação promovem a inclusão, a autonomia e igualdade de oportunidades. Contribuem para remover barreiras no acesso ao mercado de trabalho, valorizam competências individuais e incentivam as entidades empregadoras a adotar práticas mais inclusivas e socialmente responsáveis. Esta escolha implica a divulgação pública dos apoios à intervenção.

MOVIMENTO DE APOIO À VIDA INDEPENDENTE (MAVI) (por realizar)
O MAVI – Movimento de Apoio à Vida Independente promove a autonomia de pessoas com deficiência, através de assistência pessoal e escolha livre sobre a sua vida. Os apoios europeus são essenciais para viabilizar este modelo, garantindo inclusão, igualdade de direitos e participação plena na sociedade, em linha com a Convenção da ONU. Esta intervenção foi escolhida pelo PESSOAS 2030 como Operação de Importância estratégica.
Call center
21 589 53 00 (horário de atendimento: dias úteis | 9h -18h)
Morada – Lisboa
Av. Columbano Bordalo Pinheiro 86,
1070-065 Lisboa
Morada – Porto
Praceta da Cooperativa a Realidade, nº 17
4465-330 S. Mamede Infesta