Operações de Importância Estratégica
CURSOS PROFISSIONAIS

Os apoios do PESSOAS 2030 à formação inicial de jovens
O PESSOAS 2030, com o investimento do Fundo Social Europeu Mais e Estado português, apoia a via formativa de dupla certificação, para jovens. Neste âmbito, destacam-se os Cursos Profissionais, promovidos por escolas profissionais públicas e privadas e os Cursos de Aprendizagem, ministrados nos Centros de Formação Profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Os apoios do Programa são dirigidos às regiões mais desfavorecidas de Portugal Continental: Norte, Centro e Alentejo.
Os Cursos Profissionais
Os Cursos Profissionais são uma alternativa formativa de caráter essencialmente prático em que a formação em em contexto de trabalho é uma componente muito importante. Este percurso formativo permite que os formandos completem o ensino secundário, obtenham uma certificação profissional alinhada com as necessidades do mercado de trabalho e ainda que prossigam os seus estudos para o ensino superior, se assim o desejarem.
Uma Operação de Importância Estratégica
Devido ao investimento que representam, aos seus resultados e impactos na formação dos jovens em Portugal, os Cursos Profissionais foram considerados uma “Operação de Importância Estratégica” para o PESSOAS 2030. Esta classificação implica a divulgação pública dos apoios a esta tipologia de operação, no caso, o investimento proveniente do Fundo Social Europeu Mais e Estado português. Implica também que se explique ao público em geral a importância estratégica que o Ensino e Formação Profissional tem para o futuro das competências.
Divulgar os Cursos Profissionais enquanto Operação de Importância Estratégica
Para pôr em prática esta divulgação, o PESSOAS 2030 organizou uma Mostra de Educação e Formação Profissional, em parceria com o Instituto de Gestão Financeira do Estado (IGeFE) e com a colaboração do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO) e Conselho de Escolas. A Mostra decorreu entre 13 e 15 de novembro, em simultâneo com o Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal Norte 2024 e no mesmo espaço físico, o Europarque, em Santa Maria da Feira.
Para promover o Ensino e Formação Profissional, nomeadamente os Cursos Profissionais, o PESSOAS 2030 decidiu ainda implementar uma Campanha de Publicidade transversal a vários meios e canais.
Objetivos da Campanha de Publicidade de Ensino e Formação Profissional
A Campanha de Ensino e Formação Profissional teve como principal objetivo contribuir para a desestigmatização do Ensino e Formação Profissional junto dos jovens e dos seus encarregados de educação. Pretendeu também promover a sensibilização das empresas e de outras entidades empregadoras, bem como dos cidadãos em geral, para a importância da formação profissional de excelência. Adquirir as competências adequadas às necessidades do mercado de trabalho é fundamental para aumentar a empregabilidade, além de impulsionar a produtividade e o crescimento económico.
Ao mesmo tempo, a Campanha divulgou os eventos paralelos, Mostra e Campeonato, promovendo a visita do público.
Resultados da Campanha – Conclusões
Alcance significativo nas redes sociais
A campanha nas redes sociais alcançou 881.756 utilizadores com 1.644.256 impressões e gerou 46.140 ações. O Facebook destacou-se em visibilidade (62,7% das impressões), enquanto o Instagram liderou na interação (72,6% das interações), evidenciando o potencial das duas plataformas para atingir diferentes objetivos.
Impacto positivo do investimento
O investimento total de 2.500 euros para criação de conteúdo e promoções nas redes sociais permitiu a distribuição de conteúdos de qualidade e a sua boa segmentação, o que gerou um crescimento expressivo das métricas das redes sociais do PESSOAS 2030, como aumento de 1711% no alcance no Facebook e 5085% no Instagram em relação ao período homólogo do ano passado.
Contributo do influenciador digital
O influenciador Rafael Cardeira teve um papel relevante, alcançando 508.175 utilizadores e gerando 18.703 interações. Os vídeos publicados mostraram um bom desempenho, com destaque para o Vídeo 3, que liderou em alcance e interações gerais.
Crescimento dos seguidores
Durante a campanha nas redes sociais, o número de seguidores no Facebook aumentou de 3.313 para 3.951 e no Instagram de 689 para 913, resultado de conteúdos relevantes, amplificação paga e maior envolvimento.
Resultados na televisão e Spotify
A campanha na TVI impactou o público-alvo 5.920.730 vezes, com um GPR%* de 121%, no grupo etário 15-54 anos. Já no Spotify, os spots áudio registaram uma taxa de conclusão de 97%, um bom indicador para este formato, com um CTR** de 0,15%, dentro da média para campanhas de áudio.
*GPR% – Representa a percentagem total da audiência-alvo alcançada por uma campanha publicitária, considerando a frequência com que foi exposta ao anúncio
**CTR – É uma métrica utilizada para avaliar a eficácia de anúncios online ou de campanhas de e-mail marketing. O CTR é calculado dividindo o número de cliques que um anúncio recebe pelo número de vezes que é exibido, multiplicando o resultado por 100 para obter uma percentagem. Um CTR de 0,15% pode ser considerado dentro da média para campanhas de áudio em plataformas de streaming em que a interação direta não é o principal objetivo.
Aceda Aqui ao Relatório da Campanha
Parceiros
Apoio
Representação em Portugal
A Campanha no terreno
Para implementar a campanha, o PESSOAS 2030 utilizou vários meios e canais, nomeadamente:
- Campanha em Redes Sociais
- Parceria com influenciador digital
- Spot de TV em canal generalista nacional
- Spots áudio no Spotify
- Anúncios papel na Imprensa escrita regional
- Spot vídeo em plataformas digitais regionais
- Publireportagens na imprensa escrita regional
A colaboração dos parceiros institucionais
Para a disseminação e amplificação da campanha muito contribuiu o apoio dos parceiros do PESSOAS 2030:
- IGeFE
- ANESPO
- Conselho de Escolas
- IEFP
Foi também de grande relevância o empenho que a Representação da Comissão Europeia em Portugal colocou na partilha da Campanha.
Vídeos Influenciador digital – Rafael Cardeira
Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3
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