Qualificação de pessoas com deficiência e/ou incapacidade - CRPG
Enquanto integrante da rede de Centros de Gestão Participada do IEFP, IP o CRPG tem como uma das suas missões assegurar serviços de formação/qualificação às pessoas com deficiências e incapacidades, colmatando as insuficiências existentes, em particular, ao nível da oferta de formação adequada para este público-alvo nas estruturas regulares.
O plano de formação, para o período de 03-06-2024 a 31-05-2027. contempla a realização de 48 ações, a que corresponde um volume total de formação de 389.640 horas e a participação de 460 formandos. O plano de formação tem em conta, por um lado, as necessidades, expectativas e adequação aos públicos-alvo a que se destina e, por outro, as necessidades e oportunidades que se colocam ao nível da envolvente, particularmente ao nível do tecido empresarial/entidades empregadoras. Desta conjugação resulta o portefólio de ações implementadas, abrangendo diferentes modalidades de formação e níveis de certificação – contínua, de dupla certificação, percursos individualizados – e diferentes áreas de formação a que correspondem diferentes saídas profissionais.
É importante sublinhar que no plano de formação, para além dos percursos de qualificação mais padronizados (por referência ao CNQ, ou com adaptação), estão contemplados percursos com referenciais desenhados e desenvolvidos à medida, em particular, percursos que correspondem a programas de intervenção pensados especificamente para responder a necessidades de públicos-alvo delimitados – como sejam as ações de Recuperação e atualização de competências dirigidas a pessoas com deficiências e incapacidades adquiridas na sequência de lesão cerebral, acidente ou doença, incluindo as de natureza profissional.
São percursos que resultam de um trabalho pioneiro e inovador do Centro como resposta a necessidades específicas de tipologias de deficiência/ incapacidade para as quais não existia resposta no país. Numa lógica de abordagem integrada aos processos de reabilitação das PCDI, a implementação do plano de formação conta com, e é alavancada nos seus efeito e impactos, a implementação de respostas complementares, em particular:
• a montante, através da realização de processo de informação, avaliação e orientação, em que se procede ao levantamento das necessidades, expectativas e potenciais do cliente e se elabora o respetivo plano individual de intervenção,
• a jusante, através dos apoios à integração no mercado de trabalho, envolvendo atividades e desenvolvimento de competências para a procura ativa de emprego, prospeção, tendo como pano de fundo o plano pessoal de emprego do cliente.
Para cada cliente é elaborado o respetivo Plano pessoal de formação e desenvolvimento e, na fase de formação em cotexto de trabalho ou experiência de trabalho, é definido especificamente um Plano de atividades de FPCT/ET. Os percursos dos clientes são acompanhados de perto pelas figuras do Técnico de Formação e do respetivo Gestor de Caso, responsáveis pela monitorização e avaliação dos resultados, em parceria com o próprio cliente.
No sentido de maximizar as oportunidades de participação das PCDI nas respostas de formação do Centro, são disponibilizados ainda alguns serviços de apoio, nas situações em que se justifique a sua mobilização, de que são exemplo: transporte adaptado, apoio de 3.ª pessoa, interpretação de Língua Gestual Portuguesa. Ainda neste domínio, também as condições de acessibilidade dos materiais, edificado e espaços, são uma preocupação do Centro, estando garantida a inexistência de barreiras significativas desta natureza. No contexto da abordagem holística e biopsicossocial inerente aos processos de reabilitação, que o Centro advoga, são, na medida do possível, implementadas atividades que promovam o desenvolvimento pessoal dos clientes, o seu empoderamento e autodeterminação, bem como o desenvolvimento das relações interpessoais e competências sociais. Neste âmbito destacam-se a realização das Semanas UBUNTU, o envolvimento dos clientes de forma organizada no Clube do Cliente, a dinamização de atividades de atividade física adaptada, pensamento crítico, a sua participação em eventos organizacionais (celebrações, jornadas de balanço, …), e o seu contributo para a melhoria contínua através do mecanismo de apresentação de sugestões/ reclamações e avaliação da sua satisfação quanto aos serviços prestados, em particular ao nível da formação.
A implementação das respostas do Centro, em particular ao nível da formação, conta com uma equipa de profissionais com vasta experiência de trabalho com PCDI – nomeadamente Formadores, Técnicos de Formação e Gestores de Caso. Do ponto de vista da gestão da operação, o Centro conta com um conjunto de sistemas e instrumentos de gestão adequados ao apuramento e reporte das execuções físicas e financeiras que lhe estão associadas. As equipas responsáveis por esta componente da gestão do projeto, nomeadamente ao nível contabilístico/ financeiro e do sistema de gestão, possuem uma experiência acumulada significativa de trabalho com candidaturas no âmbito de diferentes programas de financiamento da atividade.
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