A vinda a Portugal da responsável da Comissão Europeia pela área do Emprego e Competências ocorreu a propósito da Cimeira do Porto, em particular o evento em redor do Technical Support Instrument sobre as transições gémeas, realizada a 25 de maio, onde participou, tal como Joaquim Bernardo. No dia 26, a Comitiva foi conhecer o CESAE DIGITAL, entidade formadora que atua especialmente na área das competências digitais dos adultos.
A Representação da União Europeia e a equipa do PESSOAS 2030 foi recebida pelo Presidente do CESAE Digital, Luís Manuel Ribeiro, que apresentou a entidade e expôs os objetivos que esta se propõe alcançar, sendo que a visita contou ainda com o acompanhamento do Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, I.P., Domingos Lopes e Coordenador Nacional do Ano Europeu das Competências, bem como da vogal do mesmo Conselho, Ana Elisa Santos. Foram visionados alguns vídeos com testemunhos de ex-formandos adultos apoiados pelo Fundo Social Europeu, durante o período de programação 2014-2020. Esses adultos, qualificados ou requalificados na entidade, correspondem a histórias formativas de sucesso, exemplos dos bons resultados obtidos pelo Centro para o Desenvolvimento das Competências Digitais – CESAE Digital. A comitiva teve ainda oportunidade de visitar salas de aula, onde conheceu turmas do Programa Qualifica, apoiado pelo FSE, bem como do Programa Digital Reskilling e Reskilling for Employment, apoiadas pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
O CESAE Digital foi criado em julho de 2020, fruto de um protocolo entre o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Associação Empresarial de Portugal. O Centro foi criado para responder às necessidades de formação dos adultos empregados e desempregados, sobretudo nas áreas da economia digital, potenciando o desenvolvimento das competências digitais e, consequentemente, da empregabilidade.
O Ano Europeu das Competências, pelo qual também é responsável Manuela Geleng, promoverá a qualificação e a requalificação dos adultos, ajudando as pessoas a adquirir as competências adequadas para conseguirem empregos de qualidade. O foco será nas competências verdes e digitais, com forma de acompanhar as transições em curso.
O CESAE Digital tem vindo a ser apoiado pelo PO CH, através do investimento do Fundo Social Europeu, na área que apoia a aprendizagem ao longo da vida. Entre 2014 e 2023 o montante total elegível aprovado foi de 3,7 milhões de euros (M€) e o contributo do Fundo Social Europeu foi de 3,2 M€. Este total apoiou o Centro Qualifica, Cursos de Aprendizagem e Cursos de Educação e Formação de Adultos. Usufruíram dos apoios um total de 3 864 formandos.
Dados de 2021 revelam que apenas 55% das pessoas no nosso país, possuía competências digitais básicas, face a a 54% na EU 27.
Saiba mais sobre o Ano Europeu das Competências