Notícias

Eurydice lança relatório sobre aprendizagem para a sustentabilidade na Europa

A rede Eurydice acaba de disponibilizar o relatório intitulado "Aprender para a sustentabilidade na Europa: Desenvolver competências e apoiar professores e escolas" que destaca os…

Comissão Europeia propõe melhorias nas condições dos estágios em toda a União Europeia

A Comissão Europeia apresentou propostas que prometem elevar a qualidade dos estágios em toda a União Europeia (UE), garantindo melhores condições de trabalho e acesso…

Aberto concurso para apoiar Cursos de Educação e Formação de jovens, em escolas profissionais e do ensino particular e cooperativo

O concurso para apoiar os Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF), PESSOAS-2024-9, tem uma dotação global indicativa de 15,2 milhões de euros e…

Relatório da UE revela avanços e desafios comuns no mercado de trabalho e inclusão social

O mais recente Relatório Conjunto sobre Emprego na União Europeia 2024 (Joint Employment Report 2024), acompanha a situação do emprego na UE. Apresenta uma visão…
Europa divulga relatório 2024 sobre Igualdade de Género

Europa divulga relatório 2024 sobre Igualdade de Género

A Comissão Europeia divulgou o relatório de 2024, o quarto sobre igualdade de género no âmbito da Estratégia para a Igualdade de Género 2020-2025. O relatório destaca progressos significativos e desafios persistentes na União Europeia. A Estratégia para a Igualdade de Género 2020-2025 entra na sua reta final com avanços legislativos importantes e o aumento da participação feminina em áreas chave da sociedade.

CEDEFOP destaca a relevância dos instrumentos de antecipação das necessidades de competências para o desenvolvimento da UE

CEDEFOP destaca a relevância dos instrumentos de antecipação das necessidades de competências para o desenvolvimento da UE

Num momento em que tanto se fala de necessidade de formar mão-de-obra em áreas ajustadas às necessidades do mercado de trabalho, o Centro Europeu para a Formação e o Ensino Profissional (CEDEFOP) lançou uma Nota (Policy Brief) que realça o requisito crítico de uma revolução nas competências na União Europeia (UE). Esta revolução é considerada vital para que a UE se adapte às mudanças demográficas, tecnológicas, ambientais e outras megatendências que estão a alterar profundamente as suas economias e sociedades.

Vice-Presidente da Comissão Europeia debate a participação jovem e a democracia em Portalegre

Vice-Presidente da Comissão Europeia debate a participação jovem e a democracia em Portalegre

Věra Jourová, Vice-Presidente da Comissão Europeia para os Valores e Transparência, estará em Portugal de 11 a 12 de abril no âmbito da sua “digressão pela democracia” tendo em vista as eleições europeias em junho de 2024. Com organização da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em colaboração com o centro Europe Direct Alto Alentejo, a Câmara Municipal de Portalegre e o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, esta iniciativa vai dar palco aos jovens no debate sobre os desafios e as conquistas da União Europeia e sobre como proteger a democracia.