Resultados da pesquisa por notícias

  • Limpar filtros
  • Temas

Os 50 anos do 25 de abril e o impacto europeu no emprego, qualificações e inclusão social em Portugal

Abril 25, 2024
Ao celebrar meio século desde a Revolução, refletimos sobre as conquistas de Abril nas áreas do emprego, qualificações e inclusão social. O desenvolvimento nestas áreas foi fortemente impulsionado pela integração na então Comunidade Económica Europeia (CEE), hoje União Europeia (EU) e pelos fundos europeus de que Portugal tem vindo a usufruir desde então e que contribuíram para o desenvolvimento do país.

Celebrar os 50 anos de abril na EPROMAT

Abril 23, 2024
A EPROMAT - Escola Profissional de Matosinhos, entidade formadora beneficiária do PESSOAS 2030, está a organizar um conjunto de iniciativas para comemorar os 50 anos do 25 de abril. As ações estão a ser desenvolvidas por formandos dos vários cursos profissionais que disponibiliza. Entre 22 e 26 de abril a comunidade escolar vai poder visitar uma exposição de design de interiores, alusiva ao 25 de abril, a interpretação criativa dos formandos a partir de histórias alusivas ao 25 de abril contadas por idosos de um lar local e usufruir de uma exposição de livros censurados no período do estado novo.

Suspensão das atividades nas escolas em agosto

Abril 22, 2024
O Governo português intensifica a autonomia das escolas e promove novas medidas para valorizar e apoiar os profissionais da educação, que incluem a suspensão das atividades escolares por uma semana em agosto.

Prorrogado até 17 de maio o concurso para apoiar os Centros Qualifica

Abril 22, 2024
Foi prorrogado, até 17 de maio, o prazo de submissão das candidaturas ao concurso destinado a apoiar os Centros Qualifica localizados nas regiões do Norte, Centro e Alentejo, as regiões elegíveis ao PESSOAS 2030. Com uma dotação de 100 milhões de euros, dos quais 85 milhões são investidos pelo Fundo Social Europeu Mais, o concurso visa promover a aprendizagem ao longo da vida e a melhoria das qualificações, escolares e profissionais de adultos.

Publicada a primeira alteração ao Regulamento Específico aplicável ao PESSOAS 2030

Abril 22, 2024
A Portaria nº 152/2024, de 17 de abril, introduz alterações ao Regulamento Específico da Área Temática Demografia, Qualificações e Inclusão e que, como tal, abrange o PESSOAS 2030, aditando tipologias de operação ainda não regulamentadas e clarificando algumas normas já inscritas nesse regulamento.

Eurydice lança relatório sobre aprendizagem para a sustentabilidade na Europa

Abril 18, 2024
A rede Eurydice acaba de disponibilizar o relatório intitulado "Aprender para a sustentabilidade na Europa: Desenvolver competências e apoiar professores e escolas" que destaca os avanços e os desafios na integração das competências de sustentabilidade em 39 sistemas educativos europeus, desde o ensino básico ao secundário, incluindo o ensino profissional.

Comissão Europeia propõe melhorias nas condições dos estágios em toda a União Europeia

Abril 17, 2024
A Comissão Europeia apresentou propostas que prometem elevar a qualidade dos estágios em toda a União Europeia (UE), garantindo melhores condições de trabalho e acesso equitativo a todas as oportunidades de estágio, independentemente do contexto socioeconómico ou do perfil dos candidatos.

Aberto concurso para apoiar Cursos de Educação e Formação de jovens, em escolas profissionais e do ensino particular e cooperativo

Abril 15, 2024
O concurso para apoiar os Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF), PESSOAS-2024-9, tem uma dotação global indicativa de 15,2 milhões de euros e é financiado a 85% pelo Fundo Social Europeu Mais (FSE+). As candidaturas estão abertas até 29 de maio.

Relatório da UE revela avanços e desafios comuns no mercado de trabalho e inclusão social

Abril 15, 2024
O mais recente Relatório Conjunto sobre Emprego na União Europeia 2024 (Joint Employment Report 2024), acompanha a situação do emprego na UE. Apresenta uma visão geral dos principais desenvolvimentos sociais e de emprego e identifica também as principais áreas prioritárias para ação política.

Europa divulga relatório 2024 sobre Igualdade de Género

Abril 11, 2024
A Comissão Europeia divulgou o relatório de 2024, o quarto sobre igualdade de género no âmbito da Estratégia para a Igualdade de Género 2020-2025. O relatório destaca progressos significativos e desafios persistentes na União Europeia. A Estratégia para a Igualdade de Género 2020-2025 entra na sua reta final com avanços legislativos importantes e o aumento da participação feminina em áreas chave da sociedade.