“Jovens Europeus” à descoberta da geração jovem da Europa

Por ocasião do Dia Internacional da Juventude, que se comemorou a 12 de agosto, a Comissão Europeia lançou uma nova ferramenta interativa, intitulada “Jovens Europeus”, que apresenta algumas estatísticas sobre a vida dos jovens europeus construídas através de questionários dinâmicos em quatro âmbitos: vida e bem-estar, saúde, trabalho e educação e mundo digital.
11 de Setembro, 2023

Todos os jovens entre os 16 e 29 anos, podem comparar-se com outros jovens do seu país e/ou da União Europeia, sendo que as demais pessoas, mais jovens ou mais velhas, também podem usar esta ferramenta e ficar a saber mais sobre os jovens na Europa. Basta escolher a faixa etária de seu interesse e dar início à  jornada.

Ao interagir com esta ferramenta  “Jovens Europeus”, os utilizadores são convidados a criar um avatar, antes de começarem a responder aos quizzes, que é utilizado ao longo de toda a participação.

As questões levantadas nos quatro temas abrangidos estão focadas nos desafios multifacetados que os jovens europeus enfrentam. O tema da vida e bem-estar é crítico, com foco na habitação e qualidade de vida. A saúde, especialmente na era pós-pandemia, é uma prioridade, com preocupações que vão desde a prática de exercício físico, à  qualidade da saúde. No que diz respeito ao trabalho e educação, a precariedade laboral e a eficácia do sistema educacional são questões prementes. Os jovens procuram que a educação os prepare para empregos estáveis e bem remunerados. O mundo digital oferece possibilidades de globalização e de conetividade, mas também levanta questões sobre privacidade e desinformação. Nesta área, podemos percecionar o impacto do digital no dia a dia dos jovens europeus.

Durante o período de programação 2021-2027, o PESSOAS 2030 vai contribuir para melhorar as condições de vida da população jovem no nosso país, através do investimento nas qualificações, no emprego e na inclusão social dos mais novos. Vai apoiar áreas como a formação profissional inicial ou o acesso ao ensino superior. Vão ser apoiados os cursos profissionais, os cursos de educação e formação de jovens, as bolsas de ação social para o ensino superior, para enunciar apenas algumas tipologias formativas mais relevantes a serem apoiadas pelo Programa e que estão focadas na população jovem.

Vão ser igualmente apoiados pelo PESSOAS 2030, os alunos com dificuldades de aprendizagem abrangidos pelo Plano de Recuperação das Aprendizagens e os alunos dos agrupamentos escolares ou escolas não agrupadas inseridos nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), com vista à melhoria do sucesso educativo e, por essa via, sustentando os baixos níveis de abandono escolar precoce já alcançados em Portugal.

Já no acesso ao mercado de trabalho o Programa também vai financiar estágios profissionais e apoios à contratação para jovens, incluindo no último caso, os jovens NEET ( jovens que não trabalham nem estão inseridos em programas de educação ou formação).

Aceda AQUI à ferramenta

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos