Morreu Jacques Delors, arquiteto da Unidade Europeia

Jacques Delors, que desempenhou um papel fundamental na formação da União Europeia, morreu ontem, 27 de dezembro, aos 98 anos de idade. Delors, cujo mandato como Presidente da Comissão Europeia decorreu entre 1985 e 1995, é particularmente conhecido pelo seu empenho na construção de uma Europa que sirva todos os seus cidadãos de igual forma, promovendo a coesão social a par do crescimento económico.
28 de Dezembro, 2023

Jacques Delors foi a força motriz por trás da criação do Acto Único Europeu, que levou à criação do Mercado Único Europeu, pedra angular da cooperação económica europeia, permitindo a livre circulação de mercadorias, capitais e pessoas entre os Estados-membros.  Teve também um papel essencial na conceção e promoção do Tratado de Maastricht, que intensificou a integração política e económica da União Europeia e levou à criação do euro. Desta forma, Jacques Delors deu um grande contributo para a integração europeia, defendendo a união económica e monetária mas esforçando-se sempre por equilibrar a eficiência da economia com a justiça social.

Delors foi também o instigador da tónica social das políticas empresariais, fomentando o diálogo e a concertação social a nível europeu, bem como o grande impulsionador dos programas de mobilidade dos jovens como o Erasmus ou o Leonardo. Defendia a integração europeia como um projeto de paz e um meio de aproximar o continente após as divisões causadas pela Guerra Fria.

É altura de prestar homenagem a um homem que não foi apenas um arquitecto político na construção da Europa, mas também um orientador da ética da iniciativa europeia, enfatizando a sua dimensão social, que continua a ser uma parte fundamental da identidade da União Europeia. Deixou uma marca indelével nas raízes sociais da Europa, como a conhecemos hoje, perspetivando um espaço comum onde a economia servia o povo e não o contrário. O seu legado e os seus valores devem ser uma referência para os líderes atuais e futuros, lembrando que, no coração da Europa, deve pulsar sempre uma solidariedade inabalável.

Jacques Delors, com a sua visão de uma Europa em que a economia serve as pessoas, trilhou o caminho para iniciativas como o PESSOAS 2030.  O Programa vai investir, no nosso país, entre 2021 e 2027, cerca de  6,7 mil milhões de euros no emprego, qualificações e inclusão social das pessoas em risco de exclusão social, abrangendo toda a população residente. Destes apoios, 5,7 mil milhões de euros são investimento europeu, proveniente do Fundo Social Europeu Mais, que refletem os ideais de Delors de uma Europa mais justa e igualitária.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos