Alunos da Escola Europeia de Ensino Profissional participam no Euroscola no Parlamento Europeu

22 alunos da Escola Europeia de Ensino Profissional participaram no Euroscola em Estrasburgo, no passado dia 30 de janeiro, no âmbito da iniciativa “Deputados por um dia”. O programa Euroscola dá voz a alunos a partir dos 14 anos de idade provenientes dos 27 Estados-Membros da UE, dos países candidatos e dos antigos Estados-Membros para debater, tomar partido, negociar, alterar, votar e, por fim, aprovar resoluções sobre assuntos europeus reais.
9 de Fevereiro, 2024

Esta é uma maneira dos alunos poderem familiarizar-se com o funcionamento das instituições europeias, aproximando-se das mesmas e debater temas como a democracia, os direitos fundamentais e os valores da cidadania europeia.

O mote para o debate deste dia foi “Media and Democracy: The EU’s Actions to Tackle Disinformation”. Os trabalhos no hemiciclo iniciaram-se com uma declaração da Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, a todos os jovens. Serem Eurodeputados por um dia foi a dinâmica vivida pelos alunos da Escola Europeia de Ensino Profissional, que assumindo o seu lugar no hemiciclo do Parlamento Europeu expressaram a sua opinião sobre vários tópicos fundamentais da União Europeia.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de colocar questões à Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Katarina Barley, assim como à eurodeputada Delphine Colard.

Esta é uma oportunidade ímpar para promover nos jovens a sua participação democrática. Para além disso possibilitou-lhes também uma visita à cidade de Estrasburgo e à sua história.

Os alunos da Escola Europeia de Ensino Profissional que tiveram esta experiência, deixam aqui alguns testemunhos.

“Esta experiência foi muito boa porque foi a primeira vez que saí do país e tive a extraordinária oportunidade de conviver com pessoas de outros países e para além disso conheci um dos edifícios mais importantes do mundo.” Tiago Gonçalves (2º ano do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores)

“Participar deste projeto foi muito gratificante, pois proporcionou-me uma nova perspetiva dos processos legislativos europeus. Através das atividades realizadas, testemunhei de perto a colaboração entre representantes de diferentes países, destacando de maneira notável a união que está presente no parlamento.” Ana Vedor (3º ano do Curso Técnico Auxiliar de Saúde)

“Agradeço profundamente pela incrível oportunidade de participar de uma visita ao Parlamento Europeu, onde tive a experiência única de ser Eurodeputado por um dia e participar ativamente de debates significativos. Foi inspirador fazer parte desse evento que reuniu representantes de 27 países, proporcionando um intercâmbio enriquecedor de perspectivas e ideias. Essa experiência deixou uma marca duradoura e agradeço a todos os envolvidos por tornarem isso possível.”  Pedro Silva (3º ano do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores)

A Escola Europeia de Ensino Profissional proporcionou aos seus alunos uma experiência que os aproximou dos valores democráticos da União Europeia, ao mesmo tempo que vivenciaram um  exercício de cidadania. Estas atividades estão alinhadas com o projeto educativo da escola, que é também o do Ensino Profissional: assegurar uma formação completa e de excelência, não só em contexto profissional, mas também enquanto cidadãos.

O PESSOAS 2030 apoia os cursos profissionais para jovens, nas regiões de intervenção do Programa: Norte, Centro e Alentejo. Este é um percurso de dupla certificação, repleto de possibilidades, que proporciona aos jovens uma certificação profissional, para além da conclusão do 12º. ano. É ainda uma via que permite o prosseguimento de estudos para o ensino superior ou o ingresso no mercado de trabalho com uma formação adequada e ajustada às necessidades dos empregadores. Até 2029, o PESSOAS 2030 pretende vir a apoiar 366 mil formandos nesta modalidade formativa.

 

 

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