CEDEFOP destaca a relevância dos instrumentos de antecipação das necessidades de competências para o desenvolvimento da UE

Num momento em que tanto se fala de necessidade de formar mão-de-obra em áreas ajustadas às necessidades do mercado de trabalho, o Centro Europeu para a Formação e o Ensino Profissional (CEDEFOP) lançou uma Nota (Policy Brief) que realça o requisito crítico de uma revolução nas competências na União Europeia (UE). Esta revolução é considerada vital para que a UE se adapte às mudanças demográficas, tecnológicas, ambientais e outras megatendências que estão a alterar profundamente as suas economias e sociedades.
10 de Abril, 2024

O documento destaca a importância crucial da antecipação de tendências de competências para informar e moldar uma gestão eficaz desta revolução. Realça que a oferta de uma educação e formação profissional (EFP) relevante, centrada no formando, inclusiva e eficiente é fundamental para enfrentar as transformações que já se vivem e que aí virão. Além disso, sublinha a necessidade de estabelecer ligações sólidas entre a EFP, as políticas de competências e outras áreas políticas como a económica, social, ambiental e migratória.

Outro ponto de destaque é a importância de manter um compromisso político robusto em relação à melhoria da antecipação de competências e à sua implementação. Embora haja evidências de um aumento do compromisso político nesse sentido, um quarto dos especialistas nacionais da Rede ReferNet* ainda apontam a falta de consciência política como um dos principais desafios na promoção da antecipação de competências para a dupla transição, verde e digital. Consciencializar os decisores políticos sobre a importância estratégica desta antecipação é crucial para garantir os investimentos necessários.

A nota do CEDEFOP destaca ainda a necessidade de acelerar a inovação na antecipação de competências. Embora os métodos e ferramentas atuais de antecipação de competências já deem uma contribuição significativa para entender e projetar os mundos do trabalho e da formação profissional, ainda há espaço para mais desenvolvimento e inovação. O documento sugere que há potencial de inovação tanto em países onde a antecipação de competências começou recentemente a desenvolver-se como em países com uma tradição de inteligência de competências estabelecida.

A diversidade de métodos de antecipação de competências é considerada uma vantagem significativa, mas a nota realça que é essencial coordenar esses métodos de forma eficaz. Ter simplesmente uma variedade de métodos não é suficiente; é a coordenação entre eles que realmente importa. A falta de coordenação pode frustrar os esforços para desenvolver uma inteligência de competências significativa, ao nível nacional.

Outro aspeto destacado é a importância de relacionar os intervenientes nos mercados de trabalho. O documento destaca que nenhum interveniente pode agir isoladamente e que é crucial mobilizá-los para se relacionarem horizontalmente, verticalmente e geograficamente. O estabelecimento destas relações entre os intervenientes é essencial para enfrentar os desafios das novas competências e dos novos empregos, mas também para sinalizar os principais desafios das sociedades.

É ainda sublinhada a importância de formar os intervenientes do ecossistema de competências em métodos de antecipação de competências baseados em big data e inteligência artificial. Embora nem todos os envolvidos na antecipação de competências precisem de competências avançadas de análise de big data, é importante que estejam cientes dos benefícios e limitações desses métodos.

Finalmente, a nota destaca a relevância de apoiar os valores democráticos através de abordagens de antecipação de competências multidimensionais, moldadas por todos os intervenientes. Esta abordagem fortalece os circuitos de feedback entre o mercado de trabalho e a EFP e ajuda a construir pontes entre as várias áreas políticas, contribuindo para tornar os sistemas de formação de competências mais justos e inclusivos.

O CEDEFOP, com esta nota, fornece valiosas orientações práticas para os decisores políticos e para todo o ecossistema da antecipação de competências, disponibilizando importantes entendimentos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho do século XXI e promover a inclusão social e económica na Europa. Com esta abordagem, a União Europeia poderá melhor preparar-se para os desafios futuros, garantindo que as suas políticas de competências sejam ágeis, adaptáveis e centradas nas necessidades dos cidadãos e da sociedade.

Aceda aqui à Policy Brief do CEDEFOP

* A ReferNet é uma rede Europeia especializada em ensino e formação profissional (EFP) criada em 2002 pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop) da qual o PESSOAS 2030 faz parte.

 

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos