Prémio “Desporto + Acessível” com candidaturas abertas até 7 de junho

O Prémio “Desporto + Acessível”, desenvolvido em parceria pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), bem como com a Decathlon Portugal, visa premiar e divulgar projetos que promovam o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência ou incapacidade, com vista à promoção da sua inclusão social por esta via.
3 de Maio, 2024

O projeto vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de sete mil euros, atribuídos pelos dois Institutos e pela Decathlon Portugal. Para cada área prioritária será atribuída uma menção honrosa, que receberá um prémio não pecuniário do parceiro Decathlon Portugal, em material desportivo, no valor de 500 euros.

Para esta terceira edição foram definidas três áreas prioritárias:
– Inclusão social e sensibilização;
– Formação;
– Desenvolvimento desportivo (enquanto crescimento da prática desportiva inclusiva).

Este prémio tem a virtude de preencher uma lacuna existe na divulgação das melhores práticas potenciadoras, direta ou indiretamente, do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência ou incapacidade, sejam elas desenvolvidas por clubes, federações, universidades ou outras instituições. Um prémio desta natureza fundamenta-se na necessidade de impulsionar o desenvolvimento do desporto e atividade física para essas pessoas, em diferentes contextos, incluindo os profissionais. O objetivo passa pela conceção de um mecanismo que permite divulgar, valorizar e premiar o que de melhor se faz neste domínio em Portugal e que esteja, igualmente, em consonância com os compromissos assumidos pelo Estado Português, enquanto signatário da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

No período de programação 2021-2027, o PESSOAS 2030 apoia a inclusão das pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI), com vista a favorecer a igualdade de oportunidades, a não discriminação e a participação ativa na sociedade, promovendo a qualificação, os apoios ao emprego e a sua autonomia, contribuindo para a autodeterminação dessas pessoas, através designadamente do apoio do programa à sua qualificação e emprego e ao Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI).  Até 2029, o Programa pretende apoiar, pelo menos, 25.400 Participantes com deficiência e incapacidade em ações de qualificação para o emprego com 77% de certificados no final da formação.

As candidaturas ao Prémio estão abertas entre 6 de abril e 7 de junho.

Consulte aqui toda a informação sobre o Prémio Desporto + Acessível.

 

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos