PESSOAS 2030 na 2.ª Reunião da Comissão Técnica de Acompanhamento (CTA) da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP)

No âmbito da implementação da Estratégia Antifraude do PESSOAS 2030, foi realizada a 2ª Reunião Comissão Técnica de Acompanhamento (CTA) da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP) subordinada ao tema da monitorização da ENCP e da capacitação dos seus membros. 
24 de Maio, 2024

O PESSOAS 2030, representado pela técnica Cristina Garrido, afeta à Unidade de Assessoria a Projetos Específicos, esteve presente na segunda reunião da Comissão Técnica de Acompanhamento (CTA) da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP), no dia 20 de maio, no Auditório do CampusAPP.

A coordenação da ENCP apresentou os resultados preliminares do processo de recolha de dados de monitorização das atividades em curso nos anos de 2022 e 2023, destacando a elevada taxa de resposta por parte das entidades e a disponibilidade evidenciada por todas para uma colaboração comprometida com a monitorização e avaliação da Estratégia. Os objetivos centrais são a monitorização do progresso na execução do Plano de Ação 2022-2025 da ENCP (PAENCP) e de definir etapas e processos seguintes de aprofundamento da coordenação intersectorial para a implementação, monitorização e avaliação da ENCP.

A reunião incluiu ainda a discussão e definição de processos de capacitação interna dos membros da CTA em torno de indicadores de monitorização e avaliação da pobreza, e de propostas de trabalho articulado entre a CTA e o Fórum Consultivo no sentido de robustecer e alargar a base de reflexão sobre temáticas nucleares no combate à pobreza.

Esta reunião contou com a participação de representantes de 43 entidades com responsabilidade direta na execução e reporte das atividades inscritas no PAENCP, e ainda com os contributos do Prof. Doutor Carlos Farinha Rodrigues e da Prof.ª Doutora Fernanda Rodrigues, membros da CTA na qualidade de peritos em matéria de combate à pobreza.

O PESSOAS 2030, para além de integrar a CTA, contribui para o combate à pobreza por via das suas múltiplas intervenções no âmbito da inclusão social e combate à Privação Material. Para as áreas do Acesso a Serviços de Qualidade, da Inclusão Social de Pessoas em Risco e para o Combate à Privação Material, o programa mobiliza mais de 2 mil milhões de euros, através dos quais se espera contribuir para uma sociedade mais justa e equitativa.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos