Aos 104 participantes da sessão foram a apresentados os passos para aceder à ficha de operação, na qual o beneficiário pode encontrar toda a informação relativa à mesma, bem como a sua cronologia, montantes envolvidos e entidades envolvidas. Esta ficha serve de instrumento para que o beneficiário possa gerir e acompanhar todo o “ciclo de vida” da sua operação.
Foi também explicado como podem os beneficiários submeter um pedido de pagamento, sistematizando as respetivas informações necessárias, quer se trate de um adiantamento, ou de um reembolso.
A Presidente da Comissão Diretiva do PESSOAS 2030, Ana Coelho, participou na abertura desta sessão informativa, cuja dinamização foi assegurada pela Secretária Técnica da Unidade de Gestão de Projetos da Inclusão e Serviços desta Autoridade de Gestão, Raquel Soares, surgindo na sequência das operações aprovadas ao abrigo dos seguintes avisos: PESSOAS-2023-4 – Estruturas de atendimento, acompanhamento e apoio especializado a vítimas de violência doméstica e violência de género, PESSOAS-2023-5 – Respostas de acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica e violência de género, PESSOAS-2023-6 – Estruturas de atendimento e acompanhamento a vítimas de tráfico de seres humanos e PESSOAS-2023-7 – Estruturas de acolhimento e proteção a vítimas de tráfico de seres humanos.
O PESSOAS 2030 continua empenhado em organizar e associar-se a ações de esclarecimento e capacitação do ecossistema dos fundos, contribuindo para maior eficiência e eficácia, mas também maior transparência na relação entre os diferentes intervenientes.