Análise dos resultados dos projetos inovadores de comunicação apoiados pelo PAT 2030

Após os promissores resultados obtidos nas provas de conceito dos projetos apoiados pelo Programa de Assistência Técnica (PAT 2030) para o desenvolvimento de Metodologias Inovadoras de Comunicação, foi realizada uma reunião de follow-up e capacitação à rede de comunicação do Portugal 2030. O objetivo desta reunião foi discutir a aplicação em curso das metodologias e explorar formas de maximizar o valor prático dos projetos.
7 de Março, 2025

A sessão teve como objetivo principal analisar e disseminar os resultados e conclusões dos projetos de comunicação apoiados pelo Programa de Assistência Técnica (PAT 2030), com foco na melhoria e aplicação prática destes no contexto do Portugal 2030, para ampliar e melhorar a comunicação dos fundos europeus em Portugal. Durante a reunião, houve uma apresentação sintética das principais conclusões de cada projeto.

Foram quatro os projetos em análise. O Projeto ESIF.COM-BOOST, levado a cabo pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE)  identificou a necessidade de melhorar a comunicação dos fundos europeus após constatar que os cidadãos, especialmente os portugueses, possuem conhecimento limitado e uma visão moderadamente positiva sobre o impacto desses fundos. O projeto visa melhorar a qualidade dos esforços de comunicação, adaptando estratégias especificamente para profissionais de comunicação social e identificando lacunas de conhecimento. Através de focus group, análise sistemática de bibliografias e painéis de peritos, o projeto desenvolveu estratégias para comunicar de forma mais eficaz, utilizando uma linguagem mais emotiva e acessível, utilizando uma mensagem positiva que destaque os resultados e o valor público dos fundos. O objetivo é capacitar os intervenientes e melhorar a participação dos cidadãos no processo de integração europeia, superando constrangimentos como a linguagem tecnocrática e a consequente falta de interesse.

A Key Spot Marketing desenvolveu uma estratégia de comunicação digital para o Portugal 2030 com o objetivo de aumentar a notoriedade dos fundos e reforçar uma opinião pública positiva. A empresa implementou uma Prova de Conceito que consistiu em vários testes para avaliar a eficácia da estratégia e ajudar a definir uma abordagem renovada baseada nas metodologias apresentadas. A estratégia obteve resultados expressivos ao aumentar significativamente a notoriedade e a perceção positiva dos fundos europeus. Através de conteúdos diversificados e uma linguagem acessível, alcançou-se um público mais amplo, superando as expectativas com mais de 1 milhão e 600 mil contas alcançadas nas diversas redes sociais utilizadas e meio milhão de visualizações em vídeos num único mês. Além disso, a estratégia incluiu a segmentação eficiente de conteúdos e a otimização de canais digitais, indicando a necessidade de continuar a inovar e a ajustar a comunicação para maximizar o impacto e a eficiência dos fundos.

A iniciativa “NA ROTA DOS FUNDOS EUROPEUS” desenvolvida pela Pro.Com.Imagem apresentou uma abordagem inovadora e estruturada para destacar projetos financiados pela União Europeia em Portugal, divididos em nove roteiros temáticos que cobrem diversas áreas como Saúde, Educação, Inclusão Social e outras. Para garantir a eficácia desta comunicação, foram utilizadas estratégias que incluíram a criação de conteúdo acessível e envolvente, incluindo a paginação de 9 roteiros temáticos, a utilização de plataformas digitais para ampla disseminação, e a segmentação cuidadosa para personalizar a comunicação aos diversos públicos. A implementação da ação incluiu ainda ações de formação e capacitação para os comunicadores envolvidos, e o progresso da iniciativa foi monitorizado através de indicadores de desempenho. Este acompanhamento contínuo permitiu ajustes em tempo real para melhorar a comunicação e aumentar o envolvimento do público. A “Prova de Conceito” permitiu ter retorno sobre a iniciativa e identificar áreas de melhoria.

O projeto realizado pelo ICNOVA e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa focou-se na análise e inovação da comunicação dos fundos europeus. A partir de um diagnóstico inicial, o estudo identificou as principais fragilidades e forças na comunicação existente e propôs boas práticas para melhorar o envolvimento dos públicos e a eficácia das mensagens. Utilizando uma metodologia mista de investigação aplicada, o projeto incluiu análises de conteúdo, questionários a beneficiários dos fundos e o desenvolvimento de novos formatos comunicacionais como vídeos e tutoriais, testados em provas de conceito. Os resultados preliminares sugerem a necessidade de adotar narrativas explicativas e próximas, simplificar mensagens e personalizar a comunicação, evitando abordagens genéricas. As condições para a inovação recomendadas incluem maior interdisciplinaridade e uma abordagem holística que integre componentes digitais, tecnológicas, mediáticas e educativas.

Genericamente, os resultados dos projetos parecem apontar para a necessidade de reforçar as ações de comunicação que promovam o envolvimento das pessoas, nomeadamente através do storytelling e de formatos inovadores e envolventes. Também a necessidade de dirigir eficazmente a informação aos públicos-alvo específicos, utilizando estratégicas várias que podem ir desde a segmentação em redes sociais ou da adequação do discurso parece ser uma tendência transversal aos projetos apresentados.

Após a apresentação dos projetos, seguiu-se uma reflexão conjunta entre a rede e os promotores sobre os aspectos críticos identificados.  Também se discutiram formas de aplicar os resultados dos projetos em diferentes contextos e foram identificadas novas iniciativas que poderiam receber o apoio do PAT 2030, procurando maximizar o impacto e a relevância das ações propostas.

Aceda aqui aos relatórios finais dos projetos:
Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE)
Key Spot Marketing
Pro.Com.Imagem
ICNOVA e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa