Inaugurado o Centro Tecnológico Especializado da CIOR

PESSOAS 2030

Conteúdo:

Os novos equipamentos e a consequente adaptação das instalações da CIOR, que beneficiaram do apoio do PRR, serão mobilizados na formação profissional na área da metalurgia e metalomecânica apoiada pelo PESSOAS 2030.
8 de Abril, 2025

Realizou-se no dia 31 de março, nas instalações da CIOR – Escola Profissional, em Vila Nova de Famalicão, a inauguração do Centro Tecnológico Especializado industrial, vocacionada para a área da metalurgia e metalomecânica. O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, bem como o Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Pessoas 2030, Joaquim Bernardo, foram alguns dos convidados do evento.

Com um investimento de quase dois milhões de euros, renovação profunda do espaço da Escola Profissional passou por integrar uma zona de maquinação, três laboratórios de meteorologia, uma área da soldadura, tradicional e robotizada, com simuladores e toda a parte de bancada e tornos convencionais. Atualmente, o CTE serve cerca de 80 alunos, mas o objetivo do estabelecimento de ensino é que esteja ao dispor de 150 alunos dentro de dois anos.

Durante o evento, Fernando Alexandre afirmou “que estes centros tecnológicos, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), são uma oportunidade única para reequipar as escolas profissionais”, acrescentando que a concretização deste projeto “mostra bem o compromisso que o concelho de Vila Nova de Famalicão tem com a formação profissional, numa região muito industrializada e onde as necessidades de formação e de competências são particularmente importantes para a competitividade e para o desenvolvimento da região”.

O PESSOAS 2030, através de Fundos Europeus no âmbito do Portugal 2030, apoia a oferta formativa de seis Cursos Profissionais e de Cursos de Educação e Formação (CEF), ministrados na Escola Profissional. Tem como objetivo apoiar cerca de 366 mil participantes no âmbito dos cursos profissionais até ao fim do período programático, contribuindo para a melhoria das taxas de alunos diplomados, bem como da empregabilidade e prosseguimento de estudos para que vem desta via de ensino. O custo total aprovado na formação de jovens ascende a perto de 6.1 Milhões de euros, sendo que ao nível da formação de adultos, o montante aprovado é de perto de 990 mil euros.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos