PESSOAS 2030 no Fórum + Coesão Social, para um Médio Tejo mais inclusivo

PESSOAS 2030

Conteúdo:

O Fórum + Coesão Social no Médio Tejo teve lugar no dia 30 de abril, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, uma iniciativa da Plataforma Supramunicipal Médio Tejo, resultado da organização conjunta da CIM Médio Tejo e da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza. O programa PESSOAS 2030 esteve em destaque no encerramento do evento, com a apresentação feita por Raquel Soares, Secretária Técnica da Unidade de Gestão de Projetos da Inclusão e Serviços.
21 de Maio, 2025

Este Fórum reuniu representantes de municípios, associações e cidadãos da região, com o objetivo de refletir e debater estratégias para um território mais coeso e socialmente inclusivo.

A sessão de abertura contou com os discursos de Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Torres Novas e da Plataforma Supramunicipal Médio Tejo, Jorge Simões, secretário intermunicipal da CIM Médio Tejo, e Joaquina Madeira, presidente da EAPN Portugal. Realizaram-se duas mesas-redondas ao longo da manhã, proporcionando oportunidades de partilha e análise aprofundada dos desafios sociais da região.

A primeira mesa, intitulada “Combater a pobreza: do europeu ao local”, foi moderada por Maria José Vicente, da EAPN Portugal, e abordou o enquadramento europeu e nacional para a pobreza, a Estratégia Nacional para o Combate à Pobreza e a sua implementação regional, assim como os desafios para o desenvolvimento social e sustentável integrado. A segunda mesa, dedicada ao tema “Práticas inspiradoras para a participação”, destacou projetos relevantes de intervenção comunitária e social, como a Fundação ComParte, os Mediadores Culturais para o Grupo Étnico Cigano e o projeto de proximidade “Ombro Amigo”, implementado no município de Ourém.

Durante a tarde, os participantes integraram grupos de trabalho temáticos com o objetivo de identificar prioridades para construir um Médio Tejo mais coeso. Estes grupos focaram-se em áreas-chave como novos modelos para responder à longevidade, imigração e acolhimento, saúde e bem-estar e infância e juventude.

Este Fórum evidenciou os desafios existentes e apresentou soluções e iniciativas que poderão servir de modelo também para outras regiões.

O encerramento do Fórum ficou marcado pela apresentação do programa PESSOAS 2030, feita por Raquel Soares. A responsável da Unidade de Gestão de Projetos da Inclusão e Serviços destacou o papel dos fundos europeus na criação de respostas integradas para os desafios sociais, colocando as pessoas no centro das políticas públicas. Desta forma, e com o investimento do Fundo Social Europeu + e Estado português, o PESSOAS 2030 contribui para uma sociedade em que TODAS AS PESSOAS tenham as mesmas oportunidades e condições para evoluir e prosperar.