Na sessão de abertura das Jornadas, estiveram presentes Pedro Major, Diretor da INSIGNARE, da Escola de Hotelaria de Fátima, Amadeu Dinis, Presidente da Direção da ANESPO, Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém e Alexandre Homem Cristo, Secretário de Estado Adjunto e da Educação. O evento reuniu representantes das escolas profissionais de todo o país, especialistas em educação e decisores públicos para debater os desafios e oportunidades do setor.
Joaquim Bernardo, vogal executivo do PESSOAS 2030, marcou presença na sessão de encerramento, em representação do Programa, reforçando, na sua intervenção, o compromisso do PESSOAS 2030 com o apoio à qualificação dos jovens, inclusão e inovação, em particular através do ensino profissional, que constitui a área de maior investimento do Programa, sendo por isso mesmo uma das suas cinco operações de importância estratégica. O vogal executivo partilhou a visão do Programa para o futuro do ensino profissional e o papel dos Fundos Europeus na valorização desta via de ensino, na perspetiva de promover a melhoria da contínua do sistema de financiamento desse ensino cofinanciado pelo FSE+.
O encerramento contou ainda com a participação de João Miguel Gonçalves, Diretor-Geral da DGEstE, e incluiu o anúncio do local das Jornadas Pedagógicas de 2026 – a Escola Profissional de Carvalhais, em São Pedro do Sul.
Durante os dois dias de trabalhos, os participantes refletiram sobre temas como a escola multicultural e inclusiva, o impacto da inteligência artificial na aprendizagem, a promoção do bem-estar escolar e a articulação entre escola e comunidade. Tiveram ainda oportunidade de usufruir de alguns momentos de pausa nos trabalhos na companhia de jovens músicos, formandos de cursos profissionais na área da música.
As Jornadas Pedagógicas da ANESPO são um espaço anual de partilha e capacitação das equipas diretivas, técnicas e pedagógicas das escolas profissionais. A participação e apoio do PESSOAS 2030 reforça a prioridade atribuída à qualificação inicial dos jovens e ao investimento no ensino profissional, com especial relevo para os cursos profissionais, a tipologia de operação apoiada pelo Programa que representa o investimento mais elevado. O Programa prevê apoiar, até 2029, 366 mil jovens em cursos profissionais, a que acresce o apoio previsto a 48 mil jovens no âmbito dos cursos de aprendizagem, promovendo a igualdade de acesso a percursos formativos de qualidade para os nossos jovens, contribuindo assim para o combate ao ainda elevado nível de desemprego jovem e contribuindo para os objetivos de redução dos que não estejam em educação ou no emprego (jovens NEET). À mesma data, o PESSOAS 2030 pretende atingir uma taxa de 65% de empregabilidade ou prosseguimento de estudos seis meses após a conclusão da formação, nos cursos profissionais e cursos de aprendizagem.