Ao longo de três semanas, os ouvintes vão acompanhar testemunhos que mostram o impacto direto do investimento do Fundo Social Europeu Mais (FSE+) e do Estado português na vida de milhares de adultos, jovens e comunidades. Os primeiros seis episódios integram a campanha de comunicação dos Centros Qualifica enquanto Operação de Importância Estratégica e revelam trajetórias de adultos que concluíram percursos de educação e/ou formação, viram as suas competências reconhecidas e portas abertas a novos rumos pessoais e profissionais.
A partir do sétimo episódio, “Novas Vozes PESSOAS 2030” abre espaço a outras intervenções apoiadas pelo Programa, dando voz a projetos e a pessoas que apoiam ou foram apoiadas em áreas tão diversas como o combate à violência doméstica, a integração social de crianças e jovens em contextos vulneráveis, a formação profissional, a qualificação e inclusão de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, os apoios à contratação de jovens e desempregados de longa duração ou a resposta à privação material, entre outras. Em cada episódio, com a duração de um minuto e meio, o programa mostra de forma simples como estes apoios públicos geram mudanças reais e contribuem para uma sociedade mais justa, coesa e inclusiva. Até 13 de dezembro, pode ser ouvido todas as manhãs na Renascença e, mesmo depois dessa data, todos os episódios estarão disponíveis em plataformas de podcast e em RR.pt.
O PESSOAS 2030 é financiado pelo Fundo Social Europeu+ (FSE+) e pelo Estado português, com uma dotação total de cerca de 6,7 mil milhões de euros, dos quais 5,7 mil milhões são provenientes do FSE+ . Focado em enfrentar os desafios das qualificações da população, do emprego, da inclusão social e da demografia, o Programa atua sobretudo nas regiões Norte, Centro e Alentejo, podendo algumas medidas abranger também Lisboa e Algarve. As suas intervenções destinam-se a públicos muito diversos, entre os quais jovens, desempregados, adultos com baixas qualificações, pessoas em situação de pobreza ou exclusão social, mulheres, pessoas com deficiência ou incapacidade e famílias vulneráveis. Com estes apoios o Programa contribui para construir um país mais social e inclusivo, alinhado com os princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e visando nesse contexto contribuir para a prossecução das metas nacionais e europeias do respetivo plano de ação.
