Realizada a 7.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do PESSOAS 2030

Realizou-se, no passado dia 25 de novembro, a 7.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do PESSOAS 2030, no Núcleo Empresarial da Região de Évora.
28 de Novembro, 2025

Desta vez em Évora, nas instalações do Núcleo Empresarial Da Região De Évora (NERE), a reunião contou com uma nota de boas-vindas do presidente da CCDR do Alentejo, Dr. António Ceia da Silva, que se congratulou por receber os membros do Comité do PESSOAS 2030 na sua região.

Seguindo a ordem dos trabalhos apresentada e aprovada, os trabalhos começaram com a apresentação, pelo Professor Luís Rothes, enquanto coordenador nacional no âmbito do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), dos principais resultados decorrentes desse Programa, um tema que levou a um debate relevante, tendo em conta o papel do PESSOAS 2030 no financiamento das políticas públicas deste domínio. Do estudo, destacou-se a elevada proporção de adultos com baixos níveis de competências, especialmente entre os mais velhos, menos escolarizados e com menor participação em formação ao longo da vida. Foram discutidos desafios estruturais, como a necessidade de reformas de longo prazo, incentivos financeiros à formação, maior flexibilidade na oferta formativa e políticas específicas para grupos sub-representados. Este ponto insere-se nos esforços para a promoção de um maior envolvimento do Comité de Acompanhamento do PESSOAS 2030 na discussão e contributo para os temas relevantes na intervenção do programa.

De seguida, foi feito um balanço da execução do programa até 31 de outubro de 2025. Até esta data tinham sido lançados 86 avisos de abertura de candidaturas a concursos ou convites (AAC) pelo PESSOAS 2030, num total de 5.067 milhões de euros a concurso, nos quais se incluem 4.318 milhões de Fundo Social Europeu Mais (FSE+). Os dados apresentados revelam ainda que, até ao final de outubro deste ano, o PESSOAS 2030 conta com 1.797 milhões de euros executados, incluindo 1.528 milhões de FSE+, sendo que os apoios concedidos abrangem já mais de 600 mil pessoas.

Na área da comunicação, foram apresentadas as principais ações realizadas, como campanhas em televisão, rádio, redes sociais e eventos, evidenciando o trabalho desenvolvido e o compromisso com a visibilidade dos apoios concedidos pelo FSE+, no âmbito do PESSOAS 2030. Na mesma linha foi feito ponto de situação sobre a implementação do Plano de Avaliação do PESSOAS 2030.

A reunião incluiu ainda um ponto de situação sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia. Foram abordadas as novas regras de governação, monitorização e condicionalidade, bem como o envolvimento dos parceiros nacionais e regionais na preparação dos novos planos por estado membro para aplicação dos fundos europeus para o próximo período de programação desses fundos (2028-2034).

Aceda aqui à apresentação de suporte à 7.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do PESSOAS 2030.