Sessão de esclarecimento apoia escolas TEIP na apresentação de pedidos de pagamento

PESSOAS 2030

Conteúdo:

Cerca de 150 representantes de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, beneficiárias da medida Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), participaram numa sessão de esclarecimento, online, no dia 12 de maio. O objetivo da sessão foi esclarecer e apoiar as entidades beneficiárias da medida sobre como submeter pedidos de pagamento no âmbito dos apoios do PESSOAS 2030, guiando-as passo a passo no processo.
13 de Maio, 2025

A sessão foi promovida pela Unidade de Gestão de Projeto da Qualificação Inicial (UGP2) do PESSOAS 2030, em articulação com a Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C), e contou também com a presença de representantes da Direção-Geral da Educação (DGE), entidade coordenadora da medida. Na sessão participou ainda o vogal executivo da Comissão Diretiva do PESSOAS 2030, Joaquim Bernardo, que interveio na abertura. A sessão foi conduzida por Inês Almeida, coordenadora do Projeto Linha dos Fundos, da AD&C;  Luísa Machado, secretária técnica da UGP2, do PESSOAS 2030 e Paula Batista, técnica superior da mesma equipa.

Durante a sessão, dirigida aos beneficiários da tipologia de operação TEIP, foi explicado onde e como submeter os pedidos de pagamento, incluindo os passos para aceder à Conta-Corrente, à Ficha de Operação e para iniciar o pedido. Foram também abordados aspetos importantes a considerar antes da submissão, como onde encontrar ajuda em contexto, o que verificar previamente e como preencher corretamente as diferentes secções do formulário. A apresentação incluiu ainda informação sobre a execução física das operações e as regras de comunicação e publicidade. A sessão terminou com um espaço dedicado ao esclarecimento de dúvidas dos participantes.

A medida TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – é uma política pública destinada a agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas situados em territórios com elevado número de crianças e jovens em risco de vulnerabilidade social. Visa garantir a inclusão e sucesso educativo, melhorar a qualidade das aprendizagens e combater o abandono escolar, promovendo o envolvimento das comunidades educativas.

A medida encontra-se na sua quarta geração (TEIP 4) e estende-se até 2029, garantindo a continuidade do investimento na educação como um pilar essencial para a coesão social e a promoção da igualdade de oportunidades no país, sendo financiada pelo PESSOAS 2030 para os agrupamentos escolares e escolas não agrupadas sediadas nas regiões Norte, Centro e Alentejo.