O Portugal 2030 em 3 minutos

O que é

O Portugal 2030 põe em prática o Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia para aplicar 23 mil milhões de euros dos fundos europeus em projetos que estimulem e desenvolvam a economia portuguesa, entre 2021 e 2027.

Como se aplica

O valor total disponível para financiar projetos será distribuído através de programas, organizados por temas e por regiões.

É no âmbito de cada programa que serão criados os apoios e definidas as condições a cumprir por quem se quiser candidatar.

Quem pode ser apoiado

  • Particulares
  • Empresas
  • Autarquias e outros organismos públicos
  • Cooperativas, associações, instituições particulares de solidariedade social, e outras entidades privadas.

Os beneficiários dos apoios serão definidos no aviso de abertura de cada candidatura.

Áreas a apoiar

 

O Portugal 2030 vai apoiar projetos que ajudem a concretizar:

Portugal + Inteligente

Investindo na investigação e inovação, na digitalização, na competitividade e internacionalização das empresas, nas competências para a especialização inteligente, a transição industrial e o empreendedorismo.

Portugal + Conectado

Com redes de transportes estratégicas, baseada numa forte aposta na ferrovia, potenciando a mobilidade de pessoas e bens, bem como a qualificação dos territórios, garantindo a sua atratividade, competitividade e inserção nos mercados nacional e internacional.

Portugal + Próximo

Próximo dos cidadãos, apoiando estratégias de desenvolvimento a nível local, promotoras de coesão social e territorial, e apoiando o desenvolvimento urbano sustentável, baseado no conceito de interligação de redes, centrada nas necessidades das pessoas.

Portugal + Verde

Orientado para a transição verde, acompanhando a emergência climática e incorporando as metas da descarbonização, da eficiência energética e reforço das energias renováveis, e apoiando a inovação, a economia circular e a mobilidade sustentável.

Portugal + Social

Apoiando a melhoria das qualificações da população, a igualdade de acesso aos cuidados de saúde, promovendo o emprego de qualidade e a inclusão social, seguindo as prioridades estabelecidas no Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

+

Portugal + Transição justa

Para assegurar que a transição para uma economia sustentável e neutra em carbono se processa de forma justa.

Programação Financeira

Distribuição por Objetivos de Política

Programação Financeira

Distribuição por Objetivos de Política

Modelo de Governação

Agência para o Desenvolvimento e Coesão

Coordenação técnica

Inspeção-Geral das Finanças

Entidade de auditoria

Outras páginas que podem ser úteis

 

O que é o Portugal 2030

Programas

Ajuda