A conferência foi organizada pela Direção-Geral de Apoio às Reformas Estruturais (DG REFORM) da Comissão Europeia, em cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal (MTSSS) e a Direção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão (DG EMPL).
A Comissão Europeia apoia as reformas dos Estados-Membros no domínio das competências para aproveitar as oportunidades das transições ecológica e digital, ao mesmo tempo que aborda os desafios delas provenientes. Para além das necessárias reformas na área das competências, na conferência estiveram também em foco as possibilidades de construção de sinergias entre os instrumentos de financiamento da UE, como o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e o Fundo Social Europeu +, como co-adjuvantes dessas reformas.
Durante o evento foram apresentados exemplos de reformas realizadas por alguns Estados Membros. Os palestrantes e membros do painel discutiram como projetar e implementar programas de qualificação e requalificação, como estabelecer sistemas de garantia de qualidade para promotores de formação, como fortalecer a capacidade dos serviços públicos de emprego, de melhor combinar a oferta e a procura de competências e de atualizar currículos para capacitar os jovens com competências transversais.
Foram também objeto de discussão a escassez de competências existente em áreas-chave como saúde, educação, turismo ou economia verde, incluindo a possibilidade de atrair talentos de países terceiros.
A conferência reuniu funcionários de alto nível dos ministérios do trabalho e assuntos sociais dos Estados-Membros, serviços públicos de emprego, ministérios da educação, ministérios responsáveis pela administração pública, instituições da União Europeia, organizações europeias e nacionais e outras partes interessadas.
Joaquim Bernardo, Presidente do PO CH e Vogal da Comissão Diretiva do PESSOAS 2030 foi um dos intervenientes no painel “Competências para a economia digital e verde – Como fortalecer as sinergias entre o Instrumento de Apoio Técnico e outros instrumentos de financiamento da UE?”. Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social foi a palestrante principal do painel subordinado ao tema “Nutrir, atrair e reter talentos internacionais”. João Costa, Ministro da Educação, proferiu o discurso que encerrou os trabalhos do dia.