A manhã foi dedicada à conferência “Educação relacional: uma solução inovadora para a promoção do sucesso escolar”. Durante o evento decorreu também o lançamento do livro “Educação Relacional – chaves para uma pedagogia do reconhecimento”.
O programa Escolas Ubuntu visa proporcionar a cada Agrupamento de Escolas (AE)/Escolas não agrupadas (ENA) aderente, a realização da Academia de Líderes Ubuntu, para os seus estudantes. É um programa de capacitação destinado a jovens entre os 13 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade. Inspirada por estes valores, a Academia visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária.
O programa contempla, ainda, a atividade das Academias de Liderança Colaborativa que integra o conjunto de ações do programa Escolas Ubuntu e é dirigida a diretores ou membros da direção de AE / ENA aderentes ao programa Escolas Ubuntu ou que queiram vir a aderir ao projeto.
O projeto Escolas Ubuntu é uma iniciativa da Direção Geral de Educação, desenvolvida pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV) e cofinanciada pelo PO CH, através do Fundo Social Europeu, para os nos anos letivos 2021-2022 e 2022-2023, com o montante total elegível aprovado de 3 598 651 €, dos quais 2 324 728 € provêm do FSE.
Segundo Rui Marques, Presidente do IPAV, os próximos passos passam por continuar a “criar nas escolas um espaço de felicidade, bem estar, desenvolvimento pessoal e com relações significativas que façam a diferença”.