Os trabalhos iniciaram-se, pelas 14h30, com a intervenção do Diretor Geral da Educação, Pedro Cunha. Logo a seguir começaram as comunicações, subordinadas ao tema “Ecossistemas Digitais em Educação” e “As Comunidades Intermunicipais e o Digital”. Seguiu-se a Avaliação dos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital (PADDE) de Basto e Barroso, apresentada pelos responsáveis das Equipas de Desenvolvimento Digital de todas as escolas afetas ao Centro de Formação de Associação de Escolas de Basto (CFAE de Basto).
Os Centros de Formação de Agrupamentos de Escolas (CFAEs) são instituições públicas que têm como objetivo proporcionar formação contínua aos professores. Oferecem uma variedade de cursos e atividades de formação, que são adaptados às necessidades dos docentes e às especificidades dos agrupamentos de escolas.
Na sua intervenção, Joaquim Bernardo, vogal executivo da Comissão Diretiva do PESSOAS 2030, deu nota de que, através dos apoios do PO CH, os CFAE têm vindo a aceder a mais financiamento, o que lhes permite disponibilizar maior oferta formativa e um maior número de ações de formação. O investimento total, durante o período de programação 2014-2020 ascendeu aos 22,8 M€, dos quais 19,4 M€ são investimento do Fundo Social Europeu (FSE).
Desde 2016 até março de 2023, o PO CH investiu um total de 39,5 milhões de euros (M€) na formação de docentes e outros agentes do sistema de educação e formação. Desse total, 33,6 M€ são provenientes do FSE. Foram apoiados 80 395 docentes num total demais de 221 mil ações de formação.
No que respeita à formação de docentes em competências digitais, essencial para que os professores desenvolvam as suas próprias competências digitais e assim estejam aptos a usar as tecnologias digitais de forma eficaz na sala de aula, o PO CH investiu um total de 15 milhões de euros FSE. Esse montante já apoiou 36.823 participações de docentes em ações de formação neste âmbito, num total de 221 mil ações de formação de docentes e outros agentes educativos em todas as operações financiadas, até 30 de junho de 2023. Foi assim alcançado um total de 96% de participações concluídas com sucesso, no fim de 2022, o que ultrapassa o indicador estabelecido de 95% de participações concluídas. Até ao fim das operações, em junho de 2023, estima-se atingir ainda cerca de 50 mil participações adicionais de docentes, mantendo a taxa de conclusão, sendo que este total se encontra ainda fase de apuramento.
Para medir de forma clara os resultados dos apoios do PO CH ao Plano de Transição Digital da Educação, nomeadamente no que se refere ao investimento nas competências digitais dos docentes, está neste momento em fase de conclusão uma avaliação promovida pelo Programa. Os dados preliminares recolhidos por esse trabalho, permitem concluir, desde já, que o contributo das formações para o reforço das competências dos docentes, é percecionado globalmente de forma muito positiva. A grande maioria dos docentes também considera que as competências digitais adquiridas nas ações de formação foram úteis, sobretudo para as funções de ensino e aprendizagem. Cerca de 50% dos docentes inquiridos, que participaram nas ações de capacitação digital, reconhecem um grande contributo para a elevação das competências e para a integração de ferramentas e recursos digitais nas atividades ensino-aprendizagem.
Joaquim Bernardo assegurou ainda que, no novo período de programação 2021-2027, o PESSOAS 2030 vai continuar a apoiar a formação contínua de docentes e outros profissionais do sistema, uma componente da Prioridade de investimento “Mais e melhor (re) qualificação de adultos para crescer” com uma dotação FSE+ de 734,5 M€, sendo um dos públicos-alvo prioritários os docentes, formadores, tutores de formação em contexto de trabalho e outros profissionais do sistema. Esta componente da área que apoia a (re)qualificação de adultos vai dar também o seu contributo para a meta definida no Plano de Ação do Pilar Europeu dosDireitos Sociais, de assegurar que pelo menos 60% dos adultos participam anualmente em ações de educação e formação, prevendo-se a abertura do primeiro concurso para esta tipologia no contexto do PESSOAS 2030 para o primeiro quadrimestre de 2024.
A 25ª. edição da iniciativa celebrou ainda os 50 anos da Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto e os 30 anos do Centro de Formação de Basto.