Dinamizado pela Direção-Geral da Educação, o evento juntou Diretores de Agrupamentos de Escolas e de Escolas Não Agrupadas, Diretores de Centros de Formação da Associação de Escolas, docentes, técnicos envolvidos diretamente na Transição Digital na Educação e alunos. Afirmou-se como um momento marcante de reflexão sobre a inovação pedagógica, para que as ações em curso nas escolas tenham o impacto esperado no sucesso educativo, na igualdade de oportunidades e na inclusão de todos os alunos, preparando-os para fazer face aos desafios da sociedade.
Foram vários os oradores nacionais e internacionais convidados que abordaram temas como os ambientes enriquecidos com o digital, a liderança escolar, a arquitetura, o bem-estar, a inclusão e cidadania digital. Para além das sessões plenárias e das sessões paralelas, os participantes tiveram também a oportunidade de visitar diversos espaços de exposição, ver laboratórios e participar em Workshops.
Joaquim Bernardo, Vogal Executivo do PESSOAS 2030 respondeu às questões de “jovens jornalistas” acerca do investimento realizado pelo Programa Operacional do Portugal 2020, que passou pelo financiamento de computadores portáteis e respetiva conectividade a alunos do ensino básico e secundário com direito à ação social escolar. Fruto desse investimento, já tinham sido entregues 174 209 computadores a alunos carenciados e 83.662 a docentes, até ao fim de 2021, ultrapassando globalmente a meta estipulada para 2023 de 174.500 computadores entregues a alunos e 79.500 a docentes.
O PO CH apoiou também a formação de docentes e outro pessoal ao serviço do ensino, em competências digitais. Até 31 de setembro de 2023 foram concretizadas 46.695 participações de docentes em ações de formação na área digital.
Os apoios do PO CH a estas medidas, através do investimento do Fundo Social Europeu, ascenderam a 116 milhões de euros.