Este é um dos principais resultados da avaliação realizada pelo PO CH, que foram apresentados e discutidos publicamente, na passada terça-feira, na Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras. A avaliação de impacto identificou o contributo das intervenções financiadas quer pelo POCH, quer pelos Programas Operacionais Regionais, no âmbito do Programa de Digitalização para as Escolas, até 30 de junho de 2022, aferindo a eficácia e eficiência dos apoios para a promoção da igualdade de acesso à educação.
No auditório da Escola, a plateia foi acolhida pela Diretora, Drª. Hermínia Poejo, a que se seguiu a intervenção do Vogal Executivo do PESSOAS 2030, Joaquim Bernardo que remetendo para as suas anteriores funções de presidente do POCH no período programático anterior congratulou-se pelo cumprimento pleno do Plano de Avaliação desse programa. Contextualizou, então, a avaliação no âmbito dos apoios prestados pelo PO CH e Programas Regionais para o Plano de Transição Digital da Educação. Sandra Primitivo, da EY Parthenon, coordenadora da avaliação, apresentou o estudo e os resultados alcançados.
No debate que se seguiu, moderado pela jornalista do Expresso, especialista em educação, Isabel Leiria, participaram Nuno Rodrigues, Diretor Geral da DGEEC – Direção Geral das Estatísticas da Educação e Ciência; Maria João Horta, Subdiretora Geral da DGE – Direção Geral da Educação; Paulo Almeida, Diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior e dois representantes do Conselho Económico e Social no Grupo de Acompanhamento da Avaliação: Luís Manuel Lobo da CGTP-IN e Nuno Biscaya da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, ambos enquanto representantes designados do Conselho Económico e Social.
O Ministro da Educação, João Costa, encerrou o evento com um discurso onde não faltaram referências à importância da integração da componente digital na educação, a par da manutenção dos ambientes letivos tradicionais. O Ministro enfatizou ainda a necessidade de prever e adaptar as escolas e as atividades de ensino/aprendizagem à chegada à sala de aula da inteligência artificial.
O evento terminou com um café convívio preparado pelos formandos do curso profissional de cozinha e pastelaria da Escola Profissional da Nazaré, entidade beneficiária do PO CH e do PESSOAS 2030 na área da formação de jovens, nomeadamente no que respeita ao investimento nos cursos profissionais. Esta atividade foi desenvolvida no âmbito da formação em contexto real de trabalho, componente essencial destes cursos.
Consulte a notícia no site do PO CH sobre a avaliação e os seus principais resultados
Aceda aqui ao Programa completo do evento