Receber, pelo segundo ano consecutivo, o prémio atribuído pela Direção de Serviços de Projetos Educativos, da Direção-Geral da Educação é o reconhecimento de que a escola está verdadeiramente comprometida com uma visão de educação que trabalha todos os âmbitos e circunstâncias da vida e do ser humano. O objetivo é que todos os alunos venham a ser cidadãos ativos, comprometidos e atores na primeira linha desta transformação da educação.
O Projeto vencedor: “STOP VIOLÊNCIA – cede a passagem aos valores”, desenvolvido no ano letivo 2022/2023, trabalha, principalmente, os domínios dos direitos humanos e saúde. Trouxe o benefício acrescido de permitir aos alunos que o integraram a aquisição e desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, o relacionamento interpessoal, o tratamento de informação e a autonomia de atuação em diferentes âmbitos.
O tema do projeto ganhador “STOP VIOLÊNCIA – cede a passagem aos valores” emergiu pela preocupação da escola, devido aos casos de violência em diferentes âmbitos: doméstica, familiar e escolar. A ideia de utilizar os “sinais de trânsito” como meio de difusão e consciencialização de valores e direitos, foi recolhida numa experiência de Erasmus, em que alunos e professores viram “sinais de trânsito” pelas ruas com mensagens escritas contra a violência. A ideia foi reconfigurada com a criação do projeto “STOP VIOLÊNCIA – Cede a passagem aos valores” que pretende potenciar o desenvolvimento físico, intelectual e emocional das crianças e jovens. Parte de valores éticos e democráticos que determinam a liberdade individual e coletiva, assim como o respeito pelos demais, independentemente do género, raça,religião ou nível social. Os sinais de trânsito são utilizados como ferramenta para materializar estes valores, chamando a atenção das pessoas contra todo o tipo de Violência.
O Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania consiste numa distinção, atribuída pela Direção-Geral da Educação que visa reconhecer projetos de escolas, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, que contribuam para o desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.
A EEEP é uma entidade formadora de jovens, beneficiária do PESSOAS 2030, com o investimento do Fundo Social Europeu Mais (FSE+). Na área da formação de jovens o investimento total do Programa, para o período de programação 2021-2027 é de 2.357 milhões de euros (M€), dos quais 2.004 M€ são do FSE+. O PESSOAS 2030 pretende apoiar perto de 414 mil jovens em cursos de dupla certificação, até 2029, com, pelo menos, 65% de empregabilidade ou prosseguimento de estudos seis meses após a conclusão da formação.