Aprovados os Planos de Comunicação e Avaliação do PESSOAS 2030

Na sequência da 3ª. Reunião do Comité de Acompanhamento do PESSOAS 2030, que decorreu a 8 de novembro na Fundação Engº. António de Almeida, no Porto, onde foram apresentados o Plano Estratégico de Comunicação e o Plano de Avaliação do Programa, estes foram aprovados, posteriormente, em consulta escrita ao Comité. Os Planos aprovados podem ser consultados no website do PESSOAS 2030.
28 de Novembro, 2023

O Plano Estratégico de Comunicação do PESSOAS 2030 responde aos requisitos estabelecidos na legislação europeia e nacional, nomeadamente, nos artigos 47.º, 49.º, 50º. e 75.º do Regulamento (UE) 2021/1060, de 24 de junho, visando nortear a ação do programa em matéria de comunicação. Tem como principais objetivos o aumento da notoriedade dos fundos europeus em Portugal, em particular do Fundo Social Europeu +, tendo em vista o reforço da perceção positiva da aplicação desses fundos nas áreas de intervenção do Programa. Pretende impulsionar o desempenho do PESSOAS 2030, de acordo com uma perspetiva de transparência e divulgação alargada dos apoios que presta, promovendo a aproximação entre os cidadãos e a ação dos fundos, e entre os cidadãos e a União Europeia.

Através do seu Plano de Comunicação, agora aprovado, o PESSOAS 2030 pretende dar continuidade reforçada às ações que resultaram bem no passado, introduzindo uma gama de novas ações e iniciativas que pretendem contribuir para a visibilidade do Programa e dos Fundos Europeus. Visa inovar em termos de formatos comunicacionais, de forma a melhor atingir os objetivos de comunicação e os diversos públicos-alvo. Para implementar o Plano o PESSOAS 2030 dispõe de um orçamento de 11,4 milhões de euros.

O Plano de Avaliação do PESSOAS 2030, é um instrumento operacional do Programa que decorre do Plano Global de Avaliação (PGA) do Portugal 2030 e tem por objetivo contribuir para o planeamento, conceção e execução de avaliações de qualidade em torno das políticas financiadas. Este Plano pretende contribuir para a boa gestão e utilização dos Fundos Europeus, reforçando a sua orientação para resultados e para uma maior e melhor prestação de contas aos mais diferentes níveis.

O Plano vem dar cumprimento, em matéria de avaliação para o período de programação 2021-2027, ao requerido no regulamento das disposições comuns dos fundos europeus 1 – (REG) (UE) 2021/1060, de 24 de junho, em particular no seu Artigo 44º.  Respeita também o disposto na regulamentação nacional dos fundos europeus, como previsto no artigo 37.º do Decreto-Lei n.º 5/2023, de 25 de janeiro, que estabelece o modelo de governação desses fundos para o período de programação 2021-2027.

O Plano de Avaliação do PESSOAS 2030 prevê a coordenação por parte da Autoridade de Gestão deste Programa de 20 avaliações e estudos no período de aplicação do Programa, a que acrescerá a participação noutras 10 avaliações e estudos inseridos no PGA do Portugal 2030 e que serão coordenados por outras entidades envolvidas na implementação dos fundos europeus, designadamente a Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C, I.P.). Para a concretização deste exigente plano de avaliação prevê-se um investimento total de 8,8 Milhões (M) de Euros (€), com uma comparticipação do FSE+ de 7,5 M€.  De acordo com o estabelecido regulamentarmente, o Plano de Avaliação do PESSOAS 2030 foi submetido à Comissão Europeia no dia 23 de novembro, sendo o primeiro Programa do PT2030 a fazê-lo.

Cabe agora à Autoridade de Gestão do PESSOAS 2030 pôr em prática ambos os planos.

Aceda Aqui ao Plano Estratégico de Comunicação do PESSOAS 2030

Aceda Aqui ao Plano de Avaliação do PESSOAS 2030

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos