A visita da comitiva angolana realizou-se na sequência da recente ida a Luanda do Planapp, no final de 2023, para participar da iniciativa Facilidade de Diálogo UE-Angola. A delegação portuguesa, chefiada pelo PlanApp na pessoa do seu diretor Paulo Areosa Feio, integrou também o PESSOAS 2030, representado por Joaquim Bernardo. Esta visita veio dar continuidade e solidificar a colaboração desenvolvida no quadro desta iniciativa.
A UTG-PNFQ tem a responsabilidade pelo acompanhamento da implementação de vários programas de ação e o reporte superior dos seus resultados, em especial no âmbito do Angola Capital Humano 2022-2035 – Plano Nacional de Desenvolvimento do Capital Humano. Nesse contexto, a Unidade tem especial interesse em conhecer a experiência portuguesa em matéria de coordenação de intervenções multissetoriais, nomeadamente abrangendo as áreas da Educação, da Formação e da Ciência.
A exposição de Joaquim Bernardo contribuiu para a troca de conhecimentos e experiências sobre práticas de monitorização da execução do Programa PESSOAS 2030, através de uma explicação pormenorizada do modelo de governação dos Fundos Europeus em Portugal, aplicado ao Programa. O objetivo foi reforçar as competências e a qualidade dos procedimentos de recolha de dados e relatório de informações entre a UTG/PNFQ e os ministérios responsáveis pela implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento do Capital Humano, Angola Capital Humano 2022-2035.
A Facilidade de Diálogo UE-Angola é um projeto financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, sendo igualmente um instrumento de cooperação entre a União Europeia e Angola que visa apoiar ações (Ações de Diálogo) promovidas por instituições angolanas e europeias por forma a aprofundar a troca regular de conhecimento e boas práticas nas áreas definidas pelo Acordo Caminho Conjunto Angola-União Europeia.
Aceda aqui à apresentação do Vogal Executivo do PESSOAS 2030, Joaquim Bernardo