A iniciativa, desenvolvida tendo em vista os associados da EAPN-Portugal, reuniu cerca de 25 participantes, maioritariamente representantes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Raquel Pereira, interlocutora do PESSOAS 2030 fez uma breve apresentação do Programa: o contexto em que foi definido, os objetivos gerais e áreas de intervenção, No fim da sua intervenção, Raquel Pereira esclareceu as dúvidas dos presentes relativas ao programa, nomeadamente sobre oportunidades de financiamento para o terceiro sector.
Com o investimento do Fundo Social Europeu e Estado português, o Programa PESSOAS 2030 pretende contribuir para a meta nacional do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, que visa reduzir o número de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social em, pelo menos, 765 mil pessoas, até 2030, e de crianças em, pelo menos, 161 mil.
Para ajudar a melhorar as condições de vida e reduzir a pobreza em Portugal, o Programa investe no emprego de qualidade e na redução do desemprego, sobretudo juvenil. Promove o avanço educacional, valorizando a formação profissional, ajustando as qualificações às necessidades do mercado de trabalho e promovendo a aprendizagem ao longo da vida como uma ferramenta indispensável para os adultos em idade ativa. Além disso, reforça a inclusão social, apoiando a independência e a formação de pessoas com deficiência e combate a pobreza e exclusão assegurando distribuição alimentar para as famílias necessitadas. Estas e outras medidas de apoio social, combinadas, trilham o caminho rumo aos ambiciosos objetivos.