Ao longo da nossa coleção de publicações tentaremos refletir os momentos mais emblemáticos deste primeiro ano da Autoridade de Gestão do PESSOAS 2030, que resulta da fusão das Autoridades de Gestão de três programas operacionais do Portugal 2020, o Programa Operacional Capital Humano (PO CH), Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), e Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC).
No decorrer deste ano, o PESSOAS 2030 alcançou marcos importantes e demonstrou o seu compromisso com a promoção de um emprego mais qualificado e inclusivo em Portugal, mais qualificações para jovens e adultos e melhor inclusão social para as pessoas em risco de exclusão social. Desde a sua constituição, a Autoridade de Gestão do PESSOAS 2030 estabeleceu uma base sólida para o programa, delineando claramente a sua missão, valores e lema, e lançando uma identidade visual que reflete os objetivos e o espírito de inovação do Programa. O lançamento do sítio web pessoas2030.gov.pt proporcionou um recurso valioso para informar e interagir com o público e é uma ferramenta fundamental para pôr em prática o Plano Estratégico de Comunicação, também aprovado neste primeiro ano, para maximizar o alcance e impacto do Programa junto dos públicos-alvo.
A aprovação do Plano Geral de Avaliação, outro momento de relevo, assegura a eficácia contínua das medidas apoiadas e do Programa.Já o evento de lançamento, coincidindo com a comemoração do Ano Europeu das Competências, foi uma manifestação clara da importância que o PESSOAS 2030 atribui ao desenvolvimento das competências, sobretudo dos adultos em idade ativa e em foco no Ano Europeu das Competências, para o desenvolvimento socioeconómico do país.
O Plano Anual de Avisos do PESSOAS 2030, outra conquista deste primeiro ano, aproximou as oportunidades de financiamento dos possíveis beneficiários, dando a conhecer com antecedência os vários concursos e convites a lançar. Com a execução decorrente das operações no âmbito do período de programação 2021-2027 já foram apoiadas perto de 140 mil pessoas, em medidas em que o Programa investiu, até 31 de dezembro de 2023. Até ao momento, já foram abertos 32 concursos ou convites. Nestes procedimentos foram postos a concurso cerca de 1.515 milhões de euros provenientes Fundo Social Europeu Mais, acrescidos 267 milhões de investimento nacional.
Outro momento importante para estimular a troca de ideias e a colaboração dos trabalhadores do Programa, foram os dois encontros de quadros que se concretizaram neste primeiro ano. Olhando o futuro, o programa compromete-se em dar continuidade aos seus ambiciosos planos, um caminho trilhado com o propósito de vir a atingir e ultrapassar as metas definidas e objetivos para 2029.
Um vídeo resumo com imagens de iniciativas e conquistas será a última publicação nas redes sociais para divulgar o que tem sido feito e o progresso alcançado na história ainda curta, mas já impactante, deste Programa.