Esta iniciativa da APEFOR, realizada em ambiente digital, foi dirigida aos seus associados, as entidades formadoras certificadas que pretendem desenvolver Formações Modulares Certificadas financiadas, e contou com mais de 170 participantes.
A presença do PESSOAS 2030 nesta iniciativa serviu para clarificar o âmbito da intervenção do Programa no aumento das qualificações da população adulta portuguesa, através das Formações Modulares Certificadas. Contando também com a participação da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, a sessão proporcionou o esclarecimento de temas diversos sobre o financiamento desta medida no atual período de programação, em particular a identificação dos objetivos da articulação com os Centros Qualifica, e requisitos pedagógicos a atender na elaboração dos planos de formação financiados no âmbito das Formações Modulares Certificadas.
Está, neste momento, aberto o Concurso PESSOAS-2024-3, até 22 de abril às 18h, para apoiar as Formações Modulares Certificadas. São uma oportunidade para o financiamento de percursos formativos de curta duração que visam aprofundar as competências dos adultos, promover a conclusão de qualificações incompletas, a sua adaptação às mudanças sociais e do mercado de trabalho e, assim, contribuindo para melhorar o seu potencial de empregabilidade. A concurso estão 224 milhões de euros, incluindo 190 milhões de Fundo Social Europeu Mais (FSE+).
Até 2029, o PESSOAS 2030 pretende apoiar 2.766.500 participações em Unidades de Competência de Curta de Duração em que se incluem as Formações Modulares Certificadas, nas quais se espera atingir taxas de certificação de, pelo menos, 91%.
Imagem: Freepik