A delegação da Comissão Europeia foi composta por Ana Coelho, presidente da Comissão Diretiva do PESSOAS 2030, bem como os seus vogais executivos, Sandra Tavares e Joaquim Bernardo. Acompanharam ainda a visita, em representação da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C), Paulo Feliciano, vogal do Conselho Diretivo e Sónia Trindade, Diretora do Departamento de Qualificação de Adultos. Presentes estiveram também Ana Cristina Costa, técnica superior na área dos cursos profisisonais na Direção de Serviços da Região Centro da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsT) e João Sereno, responsável pela unidade de gestão das operações do PESSOAS 2030 do Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE), na qualidade de representante do Professor José Passos, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto que atua como organismo intermédio do PESSOAS 2030 para as Escolas Profissionais Públicas. O vice-presidente da Câmara de Ílhavo, João Semedo, também marcou presença no evento.
O grupo foi recebido na escola pela diretora do agrupamento, Maria da Conceição Canhoto, que fez uma breve apresentação da entidade beneficiária destes apoios.
A Comitiva visitou vários Cursos Profissionais ministrados na escola, nomeadamente: Restauração, Cozinha e Pastelaria, onde presenciou a realização da Prova de Aptidão Profissional da aluna Valéria Ramirez; o Curso Profissional de Desporto, onde observou o decorrer de uma aula; o Curso Profissional de Gestão e Programação em Sistemas Informáticos e o Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Comando.
Os cursos profissionais representam uma Operação de Importância Estratégica no contexto do Fundo Social Europeu +, ou seja, são um projeto fundamental para alcançar os objetivos de política e desenvolvimento da União Europeia, pelo que são merecedores de especial destaque e comunicação junto do público em geral.
Ao longo da visita, a delegação da Comissão Europeia teve a oportunidade de observar diversas práticas de ensino e aprendizagem e de discutir o cenário educacional da região. Houve ainda oportunidade de interação com parceiros externos estratégicos, que acolhem, acompanham e estimulam os alunos do agrupamento a adquirir competências profissionais de excelência. Estas entidades acolhem os formandos durante os seus percursos formativos, no decorrer dos processos de formação em contexto de trabalho, e dão um contributo valioso para a integração dos jovens finalistas no mercado de trabalho.
A visita terminou com um showcase de doces e salgados realizados pelos alunos do Curso de Restauração, Cozinha e Pastelaria e uma conversa com “Líderes Digitais”, alunos participantes em projetos desenvolvidos pela Direção Geral de Educação e com participação em eventos nacionais e internacionais.
O programa PESSOAS 2030 tem estabelecidos objetivos e metas ambiciosas para serem alcançados até ao ano de 2029, incluindo o apoio a um total de 366.000 jovens nos cursos profissionais. Até 31 de dezembro de 2023, o programa já havia beneficiado 26.850 formandos, nesta modalidade, com o seu apoio.