As sessões de apresentação, realizadas em Évora, Viseu, Porto e Coimbra, nos dias 5, 6, 7 e 12 de junho, contaram com a participação de Raquel Soares, Secretária Técnica da Unidade de Gestão de Projetos da Inclusão e Serviços da Autoridade de Gestão do PESSOAS 2030, para além da dinamização geral assegurada por Cristina Rodrigues e Rita Castel-Branco da Unidade de Apoio a Programas do ISS, I.P. e a participação de Sónia Almeida, Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância.
A mesa dos intervenientes de cada sessão contou ainda com a presença dos respetivos Diretores dos Centros Distritais do ISS I.P., interlocutores diretos das potenciais entidades beneficiárias, que estiveram presentes na assistência. O encerramento das sessões em Évora, Coimbra e Viseu ficou a cargo do Vogal do Conselho Diretivo do ISS, I.P., Dr. Henrique Joaquim.
Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 5G) têm por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de ações a executar em parceria, para combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos. A nova geração do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 5G) pretende reforçar as políticas já desenvolvidas.
Para apoiar estas ações, o PESSOAS 2030 colocou a concurso um montante de 140 milhões de euros, nos quais se incluem 119 milhões de euros provenientes do Fundo Social Europeu Mais (FSE+). São destinatários desta tipologia de operação os grupos vulneráveis, nomeadamente desempregados de longa duração, beneficiários de prestações do subsistema de solidariedade, pessoas em situação de dependência, com deficiência e/ou incapacidade, crianças, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade residentes em territórios abrangidos por CLDS.
Aceda aqui ao Aviso de Abertura de Concurso PESSOAS-2024-12 cujo prazo para apresentação de candidaturas decorre até 5 de julho de 2024.