Na sessão de abertura estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo; o Presidente da Direção da ANESPO, Amadeu Dinis; a Vereadora com o pelouro da educação da Câmara Municipal da Covilhã, Regina Gouveia e o Diretor da EPABI, Hélder Abreu. Na sua intervenção, o Secretário de Estado da Educação defendeu a necessidade de se promover o fim do “estigma” que se abate sobre o ensino profissional enquanto via de ensino menos válida para os jovens do país.
O preconceito de que o ensino profissional é para os mais desfavorecidos é infundado e prejudicial. Na verdade, o ensino profissional oferece competências valiosas no mercado de trabalho e prepara os jovens para carreiras bem-sucedidas e essenciais na economia moderna. Esta visão distorcida desvaloriza trajetórias que contribuem significativamente para a evolução da sociedade e da economia e ignora a diversidade das pessoas, limitando oportunidades e perpetuando desigualdades educacionais e profissionais.
Na conferência inaugural foi debatido o tema “As antíteses do mundo digital ou os desafios da escola na era do imediatismo” ao que se seguiu a dinamização de painéis subordinados às seguintes temáticas:
– Atrair mais alunos para o ensino profissional;
– Projetos de carreira e fixação de jovens;
– (In)disciplinas, equilíbrio mental e emocional e inovação pedagógica;
– Recuperação de aprendizagens;
– Aprendizagens essenciais no ensino profissional.
O Vogal Executivo da Comissão Diretiva do PESSOAS 2030, Joaquim Bernardo, foi um dos convidados para debater o tema da “Recuperação de aprendizagens – como precaver, planear, desenvolver e avaliar”, em representação do Programa, a par com Ana Barroso do Departamento de Qualificação de Jovens da ANQEP e de Alex Fonseca, aluno do curso profissional de informática da Escola Profissional do Fundão.
O 2.º dia das Jornadas Pedagógicas 2024 foi aberto com a atuação do quarteto de saxofone da Escola Profissional de Artes da Covilhã e a conferência “Medicina Baseada na Evidência e também em Valores” com o orador convidado, médico psiquiatra e psicoterapeuta Prof. Diogo Teles e moderação de João Calvete, Vice-presidente da direção da ANESPO.
Depois das sessões paralelas, que voltaram ao debate dos temas iniciados no dia anterior, teve lugar a sessão de encerramento marcada pela participação de Amadeu Dinis e da Presidente da Comissão Diretiva do PESSOAS 2030, Ana Coelho.
Durante os dois dias das jornadas foi criado um ambiente de reflexão e partilha que mobilizou mais de duas centenas de dirigentes, professores e técnicos das escolas profissionais de todo o território nacional.
A ANESPO, criada em fevereiro de 1991, é uma associação privada, sem fins lucrativos, que representa as escolas profissionais criadas a partir de 1989, que têm como principal atividade a realização de cursos profissionais. Estes cursos conferem dupla certificação: escolar (12º ano de escolaridade) e profissional (nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, alinhado por sua vez com o Quadro da UE). São cerca de 200 os estabelecimentos dispersos por todo o território nacional, que acolhem os alunos que, a partir da conclusão do ensino básico, optam por este percurso de três anos para concluir o ensino secundário. Quem opta por esta via, realiza uma parte significativa da sua formação em entidades empregadoras associadas à área profissional do curso que frequenta.
Durante o período de programação 2021-2027, o PESSOAS 2030 apoia a formação inicial de jovens, onde se concentra cerca de 33 % do seu investimento total, cerca de 2000 milhões de euros de Fundo Social Europeu Mais, acrescidos de 352 milhões de investimento nacional. Nesta área, a tipologia de operação “cursos profissionais” destaca-se com grande relevância. O Programa espera conseguir apoiar, até 2029, cerca de 366 mil jovens nesta modalidade formativa, visando que pelo menos 70% conclua esses cursos com sucesso no tempo próprio para o efeito, bem como atingir uma taxa de empregabilidade ou prosseguimento de estudos seis meses após a conclusão da formação de, pelo menos, 65 %.