O Dia Mundial das Competências dos Jovens foi proclamado pela ONU em 2014, para reconhecer a importância de investir na educação e formação dos jovens, como forma de enfrentar os desafios do desemprego e da exclusão social. Este dia celebra o potencial dos jovens como motores do desenvolvimento e promotores da inovação e do progresso.
O PESSOAS 2030 investe muito significativamente na educação e formação dos jovens, apoiando sobretudo as vias de dupla certificação de nível secundário ou mesmo pós-secundário (no caso dos cursos de aprendizagem), sendo aliás a prioridade de investimento com maior volume de recursos no conjunto da dotação do Programa (superior a 2 mil milhões € FSE+). As modalidades formativas que integram esta via de ensino permitem que os jovens obtenham simultaneamente uma certificação escolar e profissional, preparando-os para o mercado de trabalho com competências práticas e teóricas, sem prejuízo de poderem também prosseguir estudos para o ensino superior. O PESSOAS 2030 apoia a capacitação dos jovens, abrindo-lhes as portas a carreiras de sucesso, e assim contribuindo para o crescimento económico e social do País e de todas as PESSOAS!
O Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013, com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre a situação das vítimas de tráfico humano e promover a defesa dos seus direitos. Esta grave violação dos direitos humanos, afeta milhões de pessoas em todo o mundo, homens, mulheres e crianças.
O PESSOAS 2030 apoia instrumentos específicos de apoio e proteção às vítimas de tráfico de seres humanos, reafirmando o compromisso de Portugal em combater esta prática deplorável. Através de ações de prevenção, assistência e reintegração das vítimas e com o suporte financeiro do Fundo Social Europeu Mais (FSE+) e do Governo português, o programa visa proporcionar condições para a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para as vítimas, garantindo-lhes apoio psicológico, jurídico e social.
Ambas as datas, embora distintas nos seus focos, estão ligadas pelo objetivo comum de promover uma sociedade mais justa e inclusiva. O combate ao tráfico de pessoas e o desenvolvimento das competências dos jovens são essenciais para construir uma sociedade onde todos possam viver com dignidade e oportunidades equitativas.
No período de programação 2021-2027, o apoio do PESSOAS 2030 em ambas as áreas, reflete a importância de uma abordagem integrada que combine segurança, justiça social e desenvolvimento humano. Ao proporcionar proteção às vítimas de tráfico de seres humanos e ao investir na formação dos jovens, o programa ajuda a resolver problemas de curto prazo, mas também cria bases para um futuro mais resiliente e próspero para todos os cidadãos. A comemoração destas datas reforça a necessidade contínua de apoio e ação coletivos para enfrentar os desafios sociais e garantir que cada pessoa, independentemente da sua origem, religião, raça ou etnia, género ou outras circunstâncias diferenciadoras, tenha oportunidade iguais de crescimento e prosperidade.