No ano das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, Portugal apresenta um persistente quadro de uma população adulta com níveis de baixa literacia e competências básicas, na leitura, escrita, numeracia e no digital.
Mais de 2,5 milhões de portugueses com literacias básicas incipientes e rudimentares, não compreendem o que leem, necessitam de colmatar lacunas de competências básicas e de manter uma convivência digital funcional frequente. Acresce mais de 300 mil portugueses que, literalmente, não sabem ler nem escrever.
Este quadro de fragilidade nacional exige, de toda a comunidade, envolvência e ação, bem como capacidade de promoção da Aprendizagem ao Longo da Vida, como determinante na capacitação das pessoas e dos territórios, e, por conseguinte, no desenvolvimento económico e social do país.
Ao longo de todo o mês de setembro de 2024, a APEFA – Aprendências apela às instituições e organizações de todo o país, a que assinalem a relevância determinante da Alfabetização e das Literacias como indutoras de coesão territorial, do desenvolvimento social e económico e promotoras de liberdade, felicidade e bem-estar.
Mais uma vez é esperada uma forte adesão de todas as entidades e instituições portuguesas: autarquias, juntas de freguesias, escolas, movimentos associativos, centros qualifica, centros sociais e paroquiais, centros cívicos, empresas, bibliotecas, museus, etc. Neste âmbito, cada município, no período compreendido entre 01 a 30 de setembro, em colaboração com os mais diversos atores locais, deverá realizar uma atividade sensibilizadora, como saraus, concertos musicais, teatro ou animações, declamações de poesia por praças e ruas, partilhas de saberes com artesãos, apresentação de livros, cinema, espetáculos musicais, folclóricos e etnográficos, exposições de arte, pintura, fotografia, etc. etc.
No atual período de programação o PESSOAS 2030 apoia a aprendizagem ao longo da vida, investindo em modalidades formativas que promovam oportunidades flexíveis de melhoria de competências e de requalificação para toda a população adulta. São apoiados os Centros Qualifica, os cursos de educação e formação de adultos, as formações modulares certificadas e os cursos de especialização tecnológica. O investimento total estimado para esta área de atuação é de 864 milhões de euros, onde estão incluídos 734 milhões de investimento do Fundo Social Europeu Mais.
Para aderir à iniciativa deve consultar o site da APEFA / SMAL 24
Faça download do cartaz
Aceda ao formulário de inscrição da atividade