O encontro iniciou-se no dia 23 de outubro com uma atividade de responsabilidade social na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra – Polo da Tocha. A equipa participou na pintura das paredes de áreas comuns e de alguns quartos, contribuindo para melhorar o ambiente de acolhimento e o conforto dos utentes. Estas ações refletem o compromisso do PESSOAS 2030 na promoção da inclusão social e sublinham a importância de envolver os trabalhadores em iniciativas que reforçam valores de solidariedade e cidadania, especialmente numa área como a inclusão de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade(PCDI). Os participantes terminaram a atividade com um sentimento de realização e dever cumprido, reconhecendo o impacto positivo da sua ação para a comunidade.
Na manhã do dia 24, os participantes envolveram-se num World Café, um diálogo colaborativo, que simula um ambiente de café e facilita discussões em grupos pequenos. Esta atividade foi realizada no âmbito da Avaliação do Arranque do PESSOAS 2030, a cargo da equipa do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Na dinâmica, após uma conversa inicial de 15 a 20 minutos sobre as experiências e aspirações dos trabalhadores, os participantes mudaram de mesa, levando ideias que se relacionaram e evoluíram nas novas discussões. Um responsável da equipa de avaliação, nomeado facilitador do processo, resumiu e partilhou as principais ideias emergentes, num exercício que estimulou a participação ativa, a colaboração e a inovação entre todos.
Após o almoço, os trabalhadores retornaram a Lisboa e Porto, levando consigo um reforçado espírito de equipa e um compromisso renovado com os valores do PESSOAS 2030.