A iniciativa, que também procura estreitar laços entre o PESSOAS 2030 e os seus beneficiários, leva uma equipa do Programa às entidades beneficiárias apoiadas, envolvendo designadamente os técnicos responsáveis pelo acompanhamento dos mesmos nesta Autoridade de Gestão, bem como dirigentes das respetivas unidades de gestão de projetos da nossa estrutura, para conhecer a realidade no terreno. A equipa do PESSOAS 2030 procura também sensibilizar as entidades para aspetos particularmente relevantes na implementação dos projetos, designadamente em matéria de contratualização de resultados e de cumprimento das obrigações em matéria de comunicação dos apoios europeus.
O primeiro dia do roteiro começou em Alcanede, na Fravizel – Equipamentos Metalomecânicos, S.A., uma empresa que se destaca no setor da metalomecânica. Durante a visita, a empresa demonstrou como os estágios profissionais e os apoios à contratação têm sido essenciais para o crescimento organizacional, mas também para a integração eficaz de novos talentos no mercado de trabalho, sendo que esta empresa também se notabiliza pelo envolvimento que tem na formação em contexto de trabalho sobretudo de jovens da região. A visita proporcionou um diálogo entre a gestão, funcionários – parte dos quais são ex-formandos ou ex-estagiários que beneficiaram do apoio do financiamento comunitário e que se integraram, entretanto, na empresa – e visitantes, revelando o dinamismo e a inovação que caracterizam a empresa. Os testemunhos na primeira pessoa proporcionaram momentos de orgulho e emoção.
Entre 2014 e 2020, a Fravizel usufruiu de apoios aos estágios profissionais e à contratação, medidas de emprego geridas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), no montante total de 66 mil euros, sendo que 56,1 mil euros foram provenientes do FSE, no contexto do então Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE). No âmbito do PESSOAS 2030 o apoio já ascende a 58 mil euros de investimento total, sendo 49,3 mil euros investimento do FSE: 30 mil euros destinaram-se a apoiar os estágios profissionais e 28 mil euros a apoiar a contratação.
Na parte da tarde, a comitiva dirigiu-se ao Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (CEERIA) que apresenta programas inovadores de qualificação para pessoas com deficiência e incapacidade (PCDI). As conversas e interações com os destinatários dos apoios do programa mostraram o poder da transformação realizada pelo investimento bem direcionado, na área da inclusão de PCDI. O CEERIA foi apoiada no período correspondente ao Portugal 2020 no montante total aprovado de 1,7 milhões de euros (1,4 milhões do FSE), na área da inclusão de PCDI.
O segundo dia começou com uma visita ao Instituto de Educação e Formação do Sorraia, detentor da Escola Profissional de Salvaterra de Magos onde foram partilhados os sucessos dos jovens formandos dos Cursos Profissionais e dos Cursos de Educação e Formação de Jovens. Também foram dados a conhecer à equipa os resultados do Centro Qualifica e os benefícios das Formações Modulares na qualificação dos adultos. A escola, um epicentro de formação profissional na região, destaca-se pela excelência e pela capacidade de se adaptar às necessidades emergentes do mercado de trabalho e da sociedade.
A escola foi apoiada no período de programação 2014-2020, através do então Programa Operacional Capital Humano, em mais de 17,7 milhões de euros de financiamento total, dos quais cerca de 15 milhões são investimento do FSE, nas áreas da formação de jovens e qualificação de adultos. A entidade tem projetos aprovados no atual período de programação, no contexto do PESSOAS 2030, no montante total aprovado de 3,9 milhões de euros (M€), sendo 3,3 M€ financiado pelo FSE+.
O segundo dia terminou em Vendas Novas, com uma visita à Gestamp Vendas Novas, uma empresa da área da produção automóvel que integra um grupo internacional dedicado ao design, desenvolvimento e produção de componentes automóveis, reconhecida pelo seu compromisso com o desenvolvimento de competências e a contratação qualificada. Durante a visita, a Gestamp Vendas Novas, que promove estágios profissionais e apoios à contratação, apoiados pelo PESSOAS 2030 com o cofinanciamento do FSE+, tendo o IEFP, I.P. como beneficiário dos mesmos enquanto entidade responsável pela gestão destas medidas de política pública de apoio ao emprego, evidenciou o valor da inovação e do investimento em capital humano que conduzem ao crescimento económico e social.
O apoio financeiro do PESSOAS 2030 aos estágios profissionais na Gestamp Vendas Novas já ascendeu a 23,8 mil euros de investimento total dos quais 20,2 mil euros FSE +. No período de programação 2014-2020, a empresa usufruiu de apoios aos estágios e à contratação no montante total de 254 mil euros e 34 mil euros, respetivamente (215,9 mil euros e 28,9 mil euros FSE), apoios esses também concedidos pelo POISE, via IEFP, I.P..
Para além de promover o conhecimento sobre os projetos financiados e as pessoas beneficiadas, o Roteiro PESSOAS 2030 celebra histórias de sucesso construídas com o apoio do FSE+ e do Estado português. O Programa procura conhecer e divulgar os resultados e impactos desses investimentos, que testemunham o compromisso com a melhoria das condições de vida e a promoção da igualdade de oportunidades para todos os portugueses, especialmente para aqueles em risco de exclusão social.
Este é apenas o primeiro dos muitos roteiros que o PESSOAS 2030 promoverá, continuando a acompanhar e a partilhar histórias de transformação que resultam em mais qualificações, mais empregos e de melhor qualidade num Portugal mais coeso, qualificado e inclusivo.