Nos dias 5 e 6 de novembro, um grupo de 19 colegas dos programas do Fundo Social Europeu Mais (FSE+) da Suécia visitou o PESSOAS 2030 e a Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C), para uma troca de conhecimento, informações e boas práticas na gestão de projetos apoiados por este fundo europeu. Depois de um primeiro momento, em que a delegação foi recebida na AD&C, na qual teve a oportunidade de apresentar as principais características da intervenção do FSE+ na Suécia, foi a vez de recebermos a mesma nas nossas instalações em Lisboa. Aproveitámos para apresentar o PESSOAS 2030, a sua intervenção e principais características, passando, depois, para uma sessão mais prática em que a Secretária Técnica da Unidade de Assuntos Jurídicos Controlo e Contencioso, Marta Cancela Carvalho, apresentou as principais características dos processos de desenvolvimento de ações de verificação no local.
Da parte da tarde foi a vez de Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social 2030, fazer uma apresentação sobre as principais características das intervenções apoiadas por este organismo na promoção da Inovação Social no anterior e no atual período de programação.
O segundo dia foi preenchido com visitas a projetos apoiados pelo Programa PESSOAS 2030 com o apoio do FSE+. O dia começou com uma visita da comitiva ao Serviço de Formação Profissional de Santarém do IEFP, I.P., bem como ao polo de Santarém do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica – que se encontra instalado nesse mesmo Serviço de Formação Profissional, onde se promove a formação, orientação e valorização profissional. Além da visita a várias oficinas e laboratórios, onde foi possível ver os alunos a colocar em prática as suas aprendizagens, a comitiva esteve também no Centro Qualifica, onde ficou a conhecer o testemunho de um aluno, que mesmo depois de alguns anos no mercado de trabalho, decidiu apostar no reforço da sua educação e formação. Esta visita terminou com uma refeição preparada pelos formandos de um curso EFA (educação e formação de adultos) da área formativa de Hotelaria e Restauração, numa “aula prática” em que tiveram a oportunidade de demonstrar algumas das competências já adquiridas com o apoio do FSE+, através do PESSOAS 2030.
Durante a tarde, a comitiva visitou um projeto inserido no Programa Escolhas Agir+ E9G, promovido pelo Lar Evangélico Nova Esperança, no bairro Vale de Estacas, em Santarém. Este projeto materializa-se num local de ocupação infantil e juvenil, com foco na capacitação escolar, psicossocial, digital e comunitária, promovendo a integração de todos, através da promoção das artes, do desporto, da cultura e da saúde. Todas as gerações são intervenientes no ensino de ofícios, no apoio ao estudo ou na prática de desportos e jogos tradicionais. Um projeto da e para a comunidade.
Estes projetos revelam a importância das medidas apoiadas pelo PESSOAS 2030, através do financiamento do FSE+, num compromisso para um país com mais e melhores qualificações e emprego e uma sociedade mais coesa e inclusiva.