A Mostra pretendeu destacar o apoio do PESSOAS 2030 aos Cursos Profissionais, com o financiamento do Fundo Social Europeu Mais. Estes cursos são considerados uma Operação de Importância Estratégica para o Programa, para Portugal e para a Europa, pelo grande investimento que implicam anualmente, imprescindível para o desenvolvimento de competências práticas e ajustadas às necessidades do mercado de trabalho e que proporcionam o crescimento sustentável do nosso país e dos cidadãos. Os jovens que optam por cursos profissionais concluem o ensino secundário, ao mesmo tempo que obtêm uma certificação profissional de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, potenciando um acesso mais qualificado ao mercado de trabalho, designadamente no contexto da União Europeia. Estes jovens podem ainda prosseguir estudos para o ensino superior, se assim o desejarem.
A abertura oficial da Mostra, no dia 14 de novembro, contou com a participação de Andriana Sukova, Diretora-Geral Adjunta dos Fundos para a Transição Justa e Análise, da Comissão Europeia, que destacou o papel do Fundo Social Europeu, afirmando que este é “desde 1957 o único instrumento da União Europeia para investimento nas pessoas”. Sukova sublinhou ainda que o objetivo dos apoios ao Ensino e Formação Profissional é “ajudar os jovens a encontrarem o seu caminho profissional e a seguirem as suas vocações”.
A cerimónia contou também com a presença de representantes de parceiros importantes, como Domingos Lopes, Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Amadeu Dinis, Presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), e Anabela Soares, em representação do Conselho de Escolas. A comitiva visitou a Mostra, conheceu as escolas e os projetos em destaque, conversou com professores e formandos e teve a oportunidade de experimentar, em primeira mão, as inovações desenvolvidas por estes jovens em diversas áreas formativas.
No dia 15 de novembro, decorreu o evento anual do programa, “PESSOAS em Cena”, onde Andriana Sukova, a representante da Comissão Europeia, esteve de novo presente, ao lado do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, e do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. O “PESSOAS em Cena” incluiu debates sobre os resultados das políticas públicas apoiadas pelo Fundo Social Europeu no período de programação 2014-2020, através dos Programas Operacionais Capital Humano (POCH), Inclusão Social e Emprego (POISE) e de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC).
Este evento incluiu ainda a estreia do documentário “Concretizar Abril – O Fundo Social Europeu nas Conquistas Sociais, Educativas e de Emprego”, produzido pelo PESSOAS 2030, no âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de abril, dinamizadas no contexto do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Na tarde do dia 15 decorreu a Mostra Artística, protagonizada por jovens formandos de cursos profissionais nas áreas artísticas da música, dança e teatro, que celebrou, uma vez mais, a importância desses Cursos no panorama do Ensino e Formação Profissional português.
Simultaneamente, entre os dias 12 e 16 de novembro, a 46.ª Edição do Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal Norte 2024 reuniu jovens talentos de várias áreas do Ensino e Formação Profissional, que competiram entre si para eleger o melhor em cada profissão.
Entre 12 e 16 de novembro, no Europarque, pôde assistir-se a uma demonstração do compromisso português e europeu com o Ensino e a Formação Profissional. O investimento no futuro dos jovens e na promoção da igualdade de oportunidades destaca a importância de qualificar as novas gerações para enfrentar os constantes desafios de um mercado de trabalho em evolução.