O documentário sublinha como o 25 de Abril abriu portas para que Portugal concretizasse dois dos três “D” trazidos pela revolução – Desenvolvimento e Democracia. Este progresso só foi possível graças ao contributo fundamental dos fundos comunitários, em especial do Fundo Social Europeu (FSE), que ajudaram a materializar a visão de um Portugal mais próspero, equitativo e democrático.
A obra, dividida em três partes, incide sobre a evolução nas áreas de qualificações, emprego e inclusão social, historicamente apoiadas pelo FSE.
A primeira parte, “No início era a revolução”, aborda o contexto de Portugal no período pré e pós 25 de Abril, passando pela adesão à CEE e culminando na criação do Primeiro Quadro Comunitário de Apoio (QCA I). O filme traça um retrato das condições sociais e económicas deixadas pelo Estado Novo e do impacto dos primeiros apoios comunitários, que impulsionaram a modernização do país e a sua adaptação às exigências europeias.
A narrativa é enriquecida com os depoimentos de figuras como Fernando Rosas, Irene Pimentel, Valente de Oliveira, Maria Emília Brederode Santos, Joaquina Madeira, Silva Peneda e Vieira da Silva, bem como de cidadãos anónimos que vivenciaram na pele as represálias do regime e as transformações subsequentes.
A segunda parte do documentário será lançada a 9 de maio de 2025, no Dia da Europa, e abordará os impactos dos Quadros Comunitários de Apoio (1989-2006). A terceira parte, prevista para o primeiro trimestre de 2026, analisará a evolução dos fundos europeus desde o QREN até ao atual período de programação, centrado no PESSOAS 2030.
“Concretizar Abril – O Fundo Social Europeu nas conquistas sociais, educativas e de emprego” é um testemunho de como a liberdade conquistada em 1974 abriu caminhos para o progresso de Portugal. Cada relato, imagem e memória transporta-nos para um país em reconstrução, revelando como os ideais do 25 de Abril e os apoios europeus moldaram o Portugal de hoje. Uma história de transformação e compromisso com o futuro, que reforça o desejo de continuar a lutar por um país mais justo e inclusivo.