No dia 14 de novembro, no âmbito da 5ª Reunião do Comité de Acompanhamento do PESSOAS 2030, o Comité que acompanha o PESSOAS 2030 reunião para ponto de situação sobre os principais temas da atualidade e da implementação do programa. A abrir a sessão de trabalho foram apresentados os resultados das contribuições e sugestões solicitadas ao Comité sobre o funcionamento deste órgão na anterior reunião, com o intuito de fomentar a sua dinamização e potenciar o seu contributo para uma melhor implementação do Programa, no quadro das suas competências. De acordo com esses dados, o tema da inteligência artificial enquanto ferramenta substituta do trabalho humano é aquele que mais interesse suscita aos membros do Comité para integrar uma discussão futura.
De seguida, foi feito o ponto de situação sobre o encerramento dos três programas do Portugal 2020 que estão na origem do PESSOAS 2030, e cujo processo está a cargo da Autoridade de Gestão do PESSOAS 2030: os Programas Operacionais Capital Humano (POCH), Inclusão Social e Emprego (POISE) e de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC). Além dos resultados físicos e financeiros, foram apresentados alguns vídeos de histórias reais de sucesso de pessoas apoiadas pelo Fundo Social Europeu através destes programas, que testemunham como esses apoios foram fundamentais para a progressão da sua vida.
O ponto central do Comité foi o do ponto de situação do Programa PESSOAS 2030. Até ao dia 31 de outubro tinham sido lançados 60 avisos de abertura de candidaturas a concursos ou convites (AAC) pelo PESSOAS 2030, num total de 3.871 milhões de euros a concurso, nos quais se incluem 3.294 milhões de Fundo Social Europeu Mais (FSE+). De acordo com a terceira atualização do Plano Anual de Avisos do PESSOAS 2030, entre setembro de 2024 e agosto de 2025 serão lançados 38 AAC, num volume financeiro total de 1.224 milhões de euros, que incluem 1.040 milhões de FSE+. Os dados apresentados revelam ainda que, até ao final de outubro deste ano, o PESSOAS 2030 conta com 901 milhões de euros executados, incluindo 766 milhões de FSE+. No âmbito do PESSOAS 2030, houve ainda lugar ao ponto de situação sobre a execução do plano de avaliação do Programa, anteriormente aprovado pelos membros do Comité de Acompanhamento, e que se mantém no ritmo previsto. Foram ainda apresentados os indicadores relativos à execução da comunicação do Programa, com especial destaque para a campanha de meios e redes sociais desenvolvida no âmbito dos Cursos Profissionais e do 46.º Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal Norte 2024. Os apoios aos cursos profissionais, uma das Operações de Importância Estratégica no âmbito deste Programa, mereceram especial destaque, pela sua contribuição para as qualificações dos jovens e para o aumento da sua empregabilidade.
Na 5.ª reunião do Comité de Acompanhamento do PESSOAS 2030 foi também analisada, votada e aprovada a proposta de critérios de seleção de mais duas tipologias de operação: Formação dos Profissionais do Setor da Saúde e Formação de Públicos Estratégicos, sendo que os mesmos foram aprovados por unanimidade.
Estiveram presentes 36 membros, dos quais 30 membros efetivos, com direito a voto, bem como membros observadores, sem direito a voto e os representantes da Comissão Europeia Andriana Sukova, Diretora-Geral Adjunta dos Fundos para a Transição Justa e Análise e Laurent Sens e Eleutério Rodriguez da Direção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, nesta que foi a 5.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do PESSOAS 2030, realizada no Europarque, em Santa Maria da Feira, à margem da realização do 46.º Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal Norte 2024, um evento promotor da importância da qualificação profissional de excelência, uma das Operações de Importância Estratégica do PESSOAS 2030. Andriana Sukova elogiou a realização do Campeonato Nacional das Profissões e da Mostra de Ensino e Formação Profissional como um mecanismo importante para a possibilidade de os jovens poderem delinear o seu futuro profissional, e como isso reflete também o contributo efetivo do Fundo Social Europeu, ao longo dos anos, para uma melhor educação e formação.
Aceda aqui à apresentação de suporte à 5.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do PESSOAS 2030.