Durante a sessão da manhã, discutiram-se temas como a erradicação da pobreza e da fome, a promoção da saúde e da educação de qualidade, a igualdade de género, a redução das desigualdades e a importância de construir a paz, a justiça e instituições eficazes. O início dos trabalhos ficou a cargo de João Henriques, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e de Vítor Aleixo, presidente da Mesa da Secção de Municípios para os ODS e da Câmara Municipal de Loulé.
Seguiram-se as intervenções de Rosário Mauriti, coordenadora do estudo Territórios de Bem-Estar, de Sandra Araújo, coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, de Rosa Oliveira, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e de Raquel Soares, Secretária Técnica da Unidade de Gestão de Projetos da Inclusão e Serviços na Autoridade de Gestão do Programa PESSOAS 2030, que abordaram o combate às desigualdades e a promoção do bem-estar.
Raquel Soares apresentou as diversas áreas de intervenção do programa: educação e formação, emprego e inclusão social, que implicam um investimento total, no período de programação 2021-2027 de 6,7 mil milhões de euros. Deste total, 5,7 mil milhões são investimento do Fundo Social Europeu Mais. A ênfase foi para o ponto comum às diversas intervenções, ou seja nas esferas que o Programa apoia, que promovem a inclusão social de grupos vulneráveis e contribuem significativamente para o alcance dos ODS (nomeadamente 1,2,3,4,5 e 10).
A tarde foi dedicada à partilha de projetos e boas práticas municipais com contribuições de representantes dos municípios de Bragança, Fundão, Loulé, Matosinhos, Pombal, Torres Vedras e Vila Nova de Poiares, culminando com um debate entre todos os participantes sobre as estratégias futuras para a sustentabilidade local e regional.
Este evento destacou a importância da colaboração entre a administração regional, os municípios, e a administração central, nomeadamente programas de investimento europeu e nacional como o PESSOAS 2030, para enfrentar os desafios sociais e promover uma sociedade mais justa e sustentável.