A ação foi direcionada às equipas técnicas da Autoridade de Gestão, dos Organismos Intermédios e aos trabalhadores do Instituto de Desenvolvimento Regional da Região Autónoma da Madeira (IDR-RAM).
A ação de capacitação teve como objetivo reforçar as competências técnicas na gestão de indicadores, promovendo um alinhamento estratégico e uma maior eficiência no acompanhamento e avaliação dos fundos europeus. A temática principal foram os indicadores associados à gestão dos fundos, de contratualização e de programa e a sua aplicação prática.
Miguel Feio, do PESSOAS 2030, utilizou o caso do programa em que trabalha para explicar conceitos gerais sobre os diversos níveis de indicadores. Falou sobre o estabelecimento de metas e os mecanismos de monitorização dos indicadores de acompanhamento do Programa. Explicou como estão a ser apurados e como pretendem fazê-lo no futuro. Foi ainda abordado o tema do tratamento de dados sensíveis e enfatizada a relevância da visualização da informação, com ferramentas como infografias ou o Portal da Transparência. Concluiu sublinhando a importância da comunicação clara e acessível dos dados.
Durante a ação, foram também discutidos temas como dashboards, sistemas de informação e outros assuntos relevantes para o ecossistema dos Fundos Europeus. Ana Alexandrino e Rute Neves, da AD&C, foram as oradoras responsáveis pela apresentação desses tópicos.
Aceda aqui à apresentação de suporte da ação de capacitação.