Nova aplicação do INR promove acessibilidade aos serviços públicos

O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) lançou, no fim do mês de dezembro, uma aplicação para dispositivos móveis com o objetivo de facilitar o acesso a serviços públicos, para pessoas com diferentes necessidades de mobilidade. O serviço visa dar mais um passo na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
3 de Janeiro, 2025

Disponível para download na Google Play e na Apple Store, a aplicação fornece informações detalhadas para garantir que todas as pessoas possam aceder aos serviços públicos de forma simples e sem obstáculos.

A App Acessibilidade 360 é uma ferramenta que estará em constante evolução e crescimento. A sua implementação será progressiva estando já disponíveis os perfis para pessoas com deficiência visual e pessoas com mobilidade condicionada, onde será possível aceder a:

  • Navegação até ao serviço pretendido, identificando as condições de acessibilidade ao edifício;
  • Navegação no edifício, orientando pelo percurso mais acessível;
  • Localização e disponibilidade de lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada.

Esta App integra a Plataforma +Acesso, investimento desenvolvido pelo INR no âmbito do financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência. Representa um passo essencial nos objetivos nacionais de inclusão, ao serviço de cada pessoa, estabelecendo assim um compromisso com o futuro.

O INR é um dos organismos intermédios beneficiários dos apoios do PESSOAS 2030 na área da inclusão. Com o investimento do Fundo Social Europeu Mais (FSE+), o PESSOAS 2030 apoia a inclusão social de Pessoas com Deficiência e/ou Incapacidade (PCDI). O Programa apoia a qualificação e promove apoios ao emprego desse grupo vulnerável; apoia o Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI), uma medida de promoção da não institucionalização das pessoas com deficiência e/ou incapacidade. Apoia ainda a capacitação de públicos estratégicos na inclusão de PCDI bem e das suas famílias e a qualificação no âmbito do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), entre outras medidas.

A conjugação de esforços entre o PRR e o FSE+ através do PESSOAS 2030, sublinha o compromisso nacional e europeu com a melhoria contínua das condições de vida das pessoas com deficiência em Portugal. Ao integrar recursos paralelos com objetivos comuns, os fundos garantem a implementação de políticas diversificadas e abrangentes na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

Saiba mais sobre a App Acessibilidade 360 AQUI.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos