Os apoios previstos no AAC PESSOAS-2024-33 visam mitigar a privação material e promover a integração social de pessoas mais carenciadas, em risco de pobreza ou de exclusão social, através da utilização de cartões eletrónicos que permitam a aquisição de géneros alimentares, promovendo a não estigmatização dos destinatários e o incentivo à sua autodeterminação. São ações elegíveis a distribuição de cartões eletrónicos a pessoas mais carenciadas, por organizações parceiras públicas ou privadas sem fins lucrativos, para a aquisição de géneros alimentares em estabelecimentos comerciais aderentes, e o desenvolvimento de ações de acompanhamento associadas às ações de distribuição dos cartões eletrónicos, especialmente direcionadas para o reforço da autonomia e capacidade de livre escolha dos destinatários, por forma a capacitá-los na otimização da gestão do orçamento familiar, na seleção dos géneros alimentares e na prevenção do desperdício, nomeadamente através de sessões de esclarecimento e/ou de sensibilização e informação.
Podem candidatar-se ao Aviso PESSOAS-2024-33 as pessoas coletivas de direito público e privado sem fins lucrativos, incluindo do setor cooperativo.
As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 14 de fevereiro de 2025, às 18h, exclusivamente através do Balcão dos Fundos. Recomenda-se aos potenciais candidatos que não deixem para o último dia ou dias a submissão da sua candidatura, por forma a salvaguardar o tempo necessário para resolução de alguma dificuldade de última hora na preparação ou submissão da mesma.
Aceda aqui aos AAC PESSOAS-2024-33