Análise dos resultados dos projetos inovadores de comunicação apoiados pelo PAT 2030

PESSOAS 2030

Conteúdo:

Após os promissores resultados obtidos nas provas de conceito dos projetos apoiados pelo Programa de Assistência Técnica (PAT 2030) para o desenvolvimento de Metodologias Inovadoras de Comunicação, foi realizada uma reunião de follow-up e capacitação à rede de comunicação do Portugal 2030. O objetivo desta reunião foi discutir a aplicação em curso das metodologias e explorar formas de maximizar o valor prático dos projetos.
7 de Março, 2025

A sessão teve como objetivo principal analisar e disseminar os resultados e conclusões dos projetos de comunicação apoiados pelo Programa de Assistência Técnica (PAT 2030), com foco na melhoria e aplicação prática destes no contexto do Portugal 2030, para ampliar e melhorar a comunicação dos fundos europeus em Portugal. Durante a reunião, houve uma apresentação sintética das principais conclusões de cada projeto.

Foram quatro os projetos em análise. O Projeto ESIF.COM-BOOST, levado a cabo pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE)  identificou a necessidade de melhorar a comunicação dos fundos europeus após constatar que os cidadãos, especialmente os portugueses, possuem conhecimento limitado e uma visão moderadamente positiva sobre o impacto desses fundos. O projeto visa melhorar a qualidade dos esforços de comunicação, adaptando estratégias especificamente para profissionais de comunicação social e identificando lacunas de conhecimento. Através de focus group, análise sistemática de bibliografias e painéis de peritos, o projeto desenvolveu estratégias para comunicar de forma mais eficaz, utilizando uma linguagem mais emotiva e acessível, utilizando uma mensagem positiva que destaque os resultados e o valor público dos fundos. O objetivo é capacitar os intervenientes e melhorar a participação dos cidadãos no processo de integração europeia, superando constrangimentos como a linguagem tecnocrática e a consequente falta de interesse.

A Key Spot Marketing desenvolveu uma estratégia de comunicação digital para o Portugal 2030 com o objetivo de aumentar a notoriedade dos fundos e reforçar uma opinião pública positiva. A empresa implementou uma Prova de Conceito que consistiu em vários testes para avaliar a eficácia da estratégia e ajudar a definir uma abordagem renovada baseada nas metodologias apresentadas. A estratégia obteve resultados expressivos ao aumentar significativamente a notoriedade e a perceção positiva dos fundos europeus. Através de conteúdos diversificados e uma linguagem acessível, alcançou-se um público mais amplo, superando as expectativas com mais de 1 milhão e 600 mil contas alcançadas nas diversas redes sociais utilizadas e meio milhão de visualizações em vídeos num único mês. Além disso, a estratégia incluiu a segmentação eficiente de conteúdos e a otimização de canais digitais, indicando a necessidade de continuar a inovar e a ajustar a comunicação para maximizar o impacto e a eficiência dos fundos.

A iniciativa “NA ROTA DOS FUNDOS EUROPEUS” desenvolvida pela Pro.Com.Imagem apresentou uma abordagem inovadora e estruturada para destacar projetos financiados pela União Europeia em Portugal, divididos em nove roteiros temáticos que cobrem diversas áreas como Saúde, Educação, Inclusão Social e outras. Para garantir a eficácia desta comunicação, foram utilizadas estratégias que incluíram a criação de conteúdo acessível e envolvente, incluindo a paginação de 9 roteiros temáticos, a utilização de plataformas digitais para ampla disseminação, e a segmentação cuidadosa para personalizar a comunicação aos diversos públicos. A implementação da ação incluiu ainda ações de formação e capacitação para os comunicadores envolvidos, e o progresso da iniciativa foi monitorizado através de indicadores de desempenho. Este acompanhamento contínuo permitiu ajustes em tempo real para melhorar a comunicação e aumentar o envolvimento do público. A “Prova de Conceito” permitiu ter retorno sobre a iniciativa e identificar áreas de melhoria.

O projeto realizado pelo ICNOVA e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa focou-se na análise e inovação da comunicação dos fundos europeus. A partir de um diagnóstico inicial, o estudo identificou as principais fragilidades e forças na comunicação existente e propôs boas práticas para melhorar o envolvimento dos públicos e a eficácia das mensagens. Utilizando uma metodologia mista de investigação aplicada, o projeto incluiu análises de conteúdo, questionários a beneficiários dos fundos e o desenvolvimento de novos formatos comunicacionais como vídeos e tutoriais, testados em provas de conceito. Os resultados preliminares sugerem a necessidade de adotar narrativas explicativas e próximas, simplificar mensagens e personalizar a comunicação, evitando abordagens genéricas. As condições para a inovação recomendadas incluem maior interdisciplinaridade e uma abordagem holística que integre componentes digitais, tecnológicas, mediáticas e educativas.

Genericamente, os resultados dos projetos parecem apontar para a necessidade de reforçar as ações de comunicação que promovam o envolvimento das pessoas, nomeadamente através do storytelling e de formatos inovadores e envolventes. Também a necessidade de dirigir eficazmente a informação aos públicos-alvo específicos, utilizando estratégicas várias que podem ir desde a segmentação em redes sociais ou da adequação do discurso parece ser uma tendência transversal aos projetos apresentados.

Após a apresentação dos projetos, seguiu-se uma reflexão conjunta entre a rede e os promotores sobre os aspectos críticos identificados.  Também se discutiram formas de aplicar os resultados dos projetos em diferentes contextos e foram identificadas novas iniciativas que poderiam receber o apoio do PAT 2030, procurando maximizar o impacto e a relevância das ações propostas.

Aceda aqui aos relatórios finais dos projetos:
Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE)
Key Spot Marketing
Pro.Com.Imagem
ICNOVA e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos