São elegíveis como beneficiários potenciais no âmbito deste concurso apenas as pessoas coletivas de direito público que integram o Ministério da Saúde. As operações devem ser desenvolvidas nas regiões Norte, Centro e Alentejo, elegíveis ao Programa PESSOAS 2030, abrangendo ações de formação presenciais ou a distância, alinhadas com o Programa de Gestão Estratégica dos Recursos Humanos do SNS e com as reformas em curso no setor da Saúde.
A tipologia de operação “Formação de profissionais do setor da saúde” visa reforçar as competências técnico-científicas, digitais, de liderança e de gestão, promovendo a qualificação contínua dos profissionais e a adaptação às exigências da modernização dos serviços de saúde, incluindo a transição digital, a inovação e a humanização dos cuidados. Contribui para o objetivo específico de promover a aprendizagem ao longo da vida e a requalificação de adultos, enquadrando-se na prioridade “Mais e melhor (re)qualificação de adultos para crescer”.
As candidaturas ao concurso PESSOAS-2025-24 estão abertas até às 18h do dia 7 de janeiro de 2026, e devem ser submetidas através do Balcão dos Fundos. Recomenda-se não deixar para os últimos dias a submissão das candidaturas, salvaguardando o tempo necessário para ultrapassar qualquer constrangimento que possa surgir durante o processo.
Em caso de dúvidas, os interessados podem contactar a Linha dos Fundos através do número 800 10 35 10 (chamada gratuita, disponível nos dias úteis das 09h00 às 18h00) ou pelo email linhadosfundos@linhadosfundos.pt. Podem igualmente dirigir questões ao Programa PESSOAS 2030, através do número 21 589 53 00 (serviço de Call Center) ou do endereço eletrónico geral@pessoas2030.gov.pt.
Aceda aqui ao AAC PESSOAS-2025-24
